Secretaria promete substituir geladeiras para armazenar vacinas nos postos de saúde em Dourados

O correto é um refrigerador de vidro com termômetro para indicar a temperatura.

  • Karol Chicoski
À esquerda a geladeira usada nos postos de saúde, à direita a correta que deve ser utilizada - Foto: internet
À esquerda a geladeira usada nos postos de saúde, à direita a correta que deve ser utilizada - Foto: internet

A secretária de Saúde, Berenice Machado de Souza, informou à reportagem da 94FM na noite de ontem (7) que as geladeiras que armazenam vacinas nos postos de Dourados devem ser substituídas até o mês de abril. O número de equipamentos que serão trocados não foi informado. 

A resposta de Berenice foi dada após a 94FM publicar matéria falando sobre uma denúncia de um funcionário da unidade básica, que preferiu não ser identificado, falando que as geladeiras que têm dentro das salas de vacina não são ideais, e também, depois que o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) fez um pronunciamento durante sessão na Assembleia Legislativa, ontem (7), pedindo explicações da prefeitura sobre a questão das geladeiras. Além disso, Marçal também pediu explicações da administração municipal no programa da rádio.

O correto, de acordo com o funcionário, é um refrigerador de vidro com termômetro para indicar a temperatura. Infelizmente, conforme ele explicou, as geladeiras que têm nas unidades de saúde do município, iguais as das residências, não são apropriadas. Para conservar uma vacina é preciso que a geladeira monobloco (sem divisão) esteja com temperaturas entre de 2 a 8 graus. 

Além do equipamento, que não é o correto, algumas mães relataram que muitos postos de saúde, sequer, têm geladeira funcionando. Por isso, a prefeitura precisa ir todos os dias, entregar os frascos na unidade e recolher posteriormente. Com isso, a imunização é feita apenas de manhã, por um período de tempo muito curto, conforme relataram as mães.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • CARMEN CARVALHEIRO

    CARMEN CARVALHEIRO

    Não são só as geladeiras que não prestam. Mas o posto do Jardim Maracanã está precisando de reformas urgentes. Chove mais dentro do que fora. A água sai dos banheiros e adentra pelo salão de espera. É uma vergonha só vendo para saber.

  • Berenice

    Berenice

    Como a colega ai disse no posto ouro verde e um caso serio vacinar, pois nao possui geladeira e por esse motivo as vacinas sao realizadas so no periodo matutino. E quem trabalha nesse periodo fik como?
    Prescisamos urgente dessa geladeira

  • Renato Manfredini Júnior

    Renato Manfredini Júnior

    Eu sei que cargos pendurados nesses postos de saúde tem... E como tem... Parabéns ao funcionário pela atitude.

  • Raquel

    Raquel

    Aqui no posto do ouro verde nem geladeira pras vacinas tem está a décadas estragada e ninguém faz nada vamos ver se vai regularizar isso

  • toninho

    toninho

    Cade o orgao fiscalisador nas prefeituras e so diminuir o numero de funcionarios contratados que vai ter dinheiro para comprar 2 geladeira adeguadas para cada posto de saude,ai vem falar que nao tem dinheiro isso e uma disparato e tem que ser resolvido com urgencia.