Secretário alerta para colapso na saúde de Dourados em julho

  • Redação 94 FM
Hospital da Vida é suporte para tratamento de pessoas com covid-19 - Foto: Arquivo
Hospital da Vida é suporte para tratamento de pessoas com covid-19 - Foto: Arquivo

Dourados corre eminente risco da saúde colapsar no mês de julho. A informação é do secretário de estado de saúde, Geraldo Resende. Em visita a 94FM na manhã deste sábado, ele disse que cabe a prefeita Délia Razuk tomar decisões para evitar a disseminação do vírus na cidade.

Entrevistado por Marçal Filho, o secretário alertou sobre um grave problema que vem acontecendo na cidade: falta de monitoramento das pessoas infectadas com coronavírus. "Guia Lopes da Laguna fez o dever de casa, rastreando as pessoas com a doença e todas aquelas que tiveram contato com os pacientes", disse ele, explicando  o motivo da cidade de 10 mil habitantes reduzir os casos.

De acordo com Geraldo Resende, falta uma mobilização das equipes de saúde para monitorar os pacientes em Dourados. "Se uma pessoa do bairro Cachoeirinha está com a doença, o posto de saúde daquela região tem que monitorar", explicou o secretário. 

Essa foi uma recomendação, inclusive, do Ministério Público Estadual à prefeitura, que ficou de ajustar. No entanto, a prefeitura não estaria cumprindo. Durante a entrevista,  vários ouvintes entraram em contato com a 94FM para relatar que o acompanhamento não está ocorrendo.

O secretário elogiou o decreto do prefeito Donato Lopes, de Rio Brilhante, que na sexta-feira  iniciou o lockdown na cidade. O município é o terceiro do Estado com mais registros da doença.

Dourados reúne condições de  lockdown e quem confirma é a médica infectologista Mariana Croda.  Superintendente-geral de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, ela diz que, o que se leva em conta para essa medida extrema são fatores como a incidência da doença, a capacidade de serviços de saúde, de profissionais e diagnóstico. 

E Dourados reúne estas condições. Além da cidade ser o epicentro da doença no estado, a microrregião também apresenta grande índice da doença e Dourados é suporte para 33 municípios da região sul. 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Joaquim

    Joaquim

    Rio Brilhante que tem menos caso foi decretado lookdown, porque aqui em Dourados não?

  • Amanda

    Amanda

    desesperador... saber que a cidade não tem administração, que os responsáveis não estão fazendo por onde. Que as unidades não estão preparadas fisicamente, que os profissionais não estão preparados seja por falta de diversas coisas por parte da administração, seja por falta de capacidade em lidar com tal vírus... lamentável, lamentável...

  • Edson

    Edson

    Essa doença está se alastrando porque as pessoas não estão usando máscaras e também não ficam em casa.