Segundo fonoaudiólogo, voz é instrumento de trabalho e merece atenção de educadores

No dia Mundial da Voz, especialista ressalta importância de ajuda especializada

  • Assessoria Simted

A voz é o mais importante meio de comunicação para o ser humano. Para os educadores, então, ela é um instrumento de trabalho, por isso a profissão é uma das mais afetadas com relação à saúde vocal. No Dia Mundial da Voz (16), o fonoaudiólogo, Ademir Baena, ressalta a importância dos cuidados com a voz e também da ajuda especializada para prevenir problemas.

No que ele chama de “Oficina da Voz”, Baena explica que o som produzido na laringe, através da vibração das cordas vocais, identifica as pessoas quanto a idade, sexo, tipo físico, raça, características de personalidade, estado emocional e etc. Segundo ele, nos primeiros sinais de ardência, dor na garganta, rouquidão, por exemplo, os profissionais devem procurar orientação de um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

O especialista enfatiza como os educadores podem dar mais atenção e cuidados especiais a voz. A “cartilha” de Baena mostra ações que não devem ser tomadas, tais como: não gritar ou falar por muito tempo, não fumar ou tossir, evitar ar-condicionado, não se automedicar. Ele sugere ingerir bastante água, sucos de frutas cítricas, mastigarem bem os alimentos, cuidar da saúde como um todo e realizar exercícios vocais.

Para mais demonstrações, na prática também, Baena ministrará a palestra “Cuide da sua voz”, no próximo sábado (20), às 8h, para os educadores. O evento será realizado na sede do Simted (Sindicato dos Trabalhadores Municipais em Educação) de Dourados, localizada na rua Ciro Melo, 3890, na Vila Maxwell .

Para o presidente do sindicato, João Azevedo, essa é uma ótima oportunidade dos trabalhadores procurarem alternativas para a saúde preventiva. Ele lembra que Baena foi criador do Programa de Saúde Vocal do Professor de Dourados, também idealizador do “Viva Voz”, “esquecido” pelo governo municipal. “Esse é um ótimo momento, portanto, para refletirmos sobre a importância também da reativação do projeto”, conclui ele.