Semana começa com registros das mais baixas temperaturas do ano em Dourados

Após a chuva de 30 milímetros que caiu entre a noite de sexta-feira e manhã de sábado, termômetros mostraram que o frio chegou no município

Temperaturas mínimas ficaram pouco acima de 7 graus entre domingo e hoje (Foto: Eliel Oliveira)
Temperaturas mínimas ficaram pouco acima de 7 graus entre domingo e hoje (Foto: Eliel Oliveira)

A semana começou com as mais baixas temperaturas já registradas desde que 2018 começou em Dourados. De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, entre domingo (20) e esta segunda-feira (21) as mínimas ficaram pouco acima de 7 graus nas primeiras horas dos dias. Mas as previsões climáticas apontam que a partir de terça-feira (22) o frio começa a ir embora, com termômetros nunca abaixo de 10ºC. 

Leia também:
-Chuva derruba temperatura, árvore e poste em avenida de Dourados (assista)

Dados do Boletim Guia Clima revelam que houve queda brusca de temperatura já no final de semana. Na sexta-feira (18), a mínima registrada foi de 18ºC à 0h. Após uma chuva de 30 milímetros que caiu sobre a cidade entre aquela noite e a manhã do dia seguinte, o frio chegou. No sábado (19), foram apurados 9.4ºC às 23h55.

Mas foi no domingo, às 5h31, que Dourados teve sua mais baixa temperatura do ano, até agora: 7.2ºC. A máxima naquela data chegou a 20.2ºC às 14h19. E nesta segunda-feira houve o registro de 7.3ºC às 4h39 e 12.5ºC às 7h25, máxima e mínima, respectivamente.

Com 108.5 milímetros de chuva esperada para todo o mês, maio já acumula 74.2 milímetros, segundo a Embrapa Agropecuária Oeste. Conforme o Portal Climatempo, contudo, os próximos dias devem ser de seca e com subida gradual de temperatura.

Para terça-feira (22), são previstas mínima de 10ºC e máxima de 25ºC, índices que saltam para 12ºC e 24ºC na quarta-feira (23), e para 12ºC e 25ºC na quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), há indicação de 80% de probabilidade de chover 5 milímetros, dia em que os termômetros devem variar entre 14ºC e 27ºC.

FRIO EM JUNHO

Desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste para previsão de geadas na região Sul do Estado em função dos riscos que esses fenômenos climáticos causam para a agricultura, especialmente à safra de milho, um sistema de cálculo indica que as temperaturas mínimas de junho podem ser de 5 graus ou até menos. 

Conforme revelado pela 94FM ainda em março, os pesquisadores de Agrometeorologia da Embrapa, Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello e Carlos Ricardo Fietz, além da mestranda em Agronomia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Rafaela Silva Santana, afirmaram em artigo assinado conjuntamente que as mínimas de junho tendem a ser de 5ºC, mas podem ser ainda menores por causa da margem de erro do sistema que desenvolveram.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.