Sensação térmica bate terceiro recorde consecutivo nesta semana em Dourados

Ontem Dourados completou quatro anos desde que teve a mais elevada temperatura registrada pela Embrapa Agropecuária Oeste em quase 40 anos de monitoramento climático no município

Temperatura aparente beirou 39 graus nesta tarde em Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo)
Temperatura aparente beirou 39 graus nesta tarde em Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo)

Dourados registrou nesta quinta-feira (18) o terceiro recorde consecutivo de calor na semana. Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, hoje a sensação térmica chegou ao seu índice máximo, até agora, às 13h30, quando os termômetros apuraram 38.7ºC. Ontem, esse índice havia sido de 38.2ºC, às 14h, e na terça-feira (16) de 35.9ºC, às 14h45. 

De acordo com as classificações por níveis de risco à saúde humana, o calor excessivo de terça foi de “atenção” e nos dois dias recentes passou para “muita atenção”, de acordo com os alertas divulgados pela Embrapa através do Boletim Guia Clima, atualizado com dados da estação agrometeorológica em atividade deste 1979 no município.

Entre 41,1ºC e 54ºC, a temperatura aparente é classificada como de “perigo” e acima de 54ºC “perigo extremo”. “O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”, detalha o Boletim Guia Clima, que informa medir a sensação térmica pela Temperatura Aparente ou índice de calor “devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar”. “O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, pontua.

De acordo com as mais recentes leituras climáticas do dia, essa quinta-feira teve temperatura mínima, até agora, de 22.2ºC às 2h16 e máxima de 35.9ºC às 13h24. Sem registro de chuva, a sensação térmica variou dos 95% apurados às 3h13 até os 38% às 13h26. Em quase 40 anos de monitoramento climático no município, o maior calor já registrado em Dourados pela Embrapa Agropecuária Oeste foi de 40.8ºC, no dia 17 de outubro de 2014.

Em consulta ao Portal Climatempo nesta tarde, a 94FM apurou que há 75% de probabilidade de chover 7 milímetros na sexta-feira (19), e 80% para 12 milímetros no sábado (20). O domingo (21) deverá ser de sol com algumas nuvens, em chuva.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.