Sensação térmica no mês de novembro chegou a quase 40º

Em novembro a temperatura média atingiu níveis históricos

  • douradosagora

O mês de novembro foi um dos mais quentes do ano em Dourados segundo boletim da Embrapa Agropecuária Oeste divulgado no último dia 4, pelo pesquisador e agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz. As poucas chuvas contribuíram para a presença de altas temperaturas que atingiram a marca de 35,5°C.

Conforme dados apresentados pelo pesquisador, os últimos quatro meses apresentaram condições climáticas semelhantes, contudo, novembro foi marcado pela quebra das médias históricas: a temperatura média de 25,6ºC foi superior à média histórica 24,8°C; a média das mínimas foi 20,4ºC, um grau maior que a histórica; a máxima marcou a média de 32,1ºC, pouco superior a histórica de 31,4°C.

Ainda de acordo com o boletim agrometeorológico, o município ficou aproximadamente 15 dias consecutivos sem chuva, entre os dias 8 e 22. O dia 22 foi um dos mais quentes do ano, com 35,5°C e sensação térmica de 38,2°C. A umidade relativa média foi 71%, praticamente igual à média do mês anterior, com 70%.

De acordo com o portal Clima Tempo, para os próximos dias é previsto incidência de chuvas que devem começar nesta quinta-feira (13), durando até noite de domingo (16). Mesmo assim, o tempo ainda deverá continuar quente com temperaturas que oscilam entre 21°C e 34°C, e umidade relativa do ar entre 35% e 85%.