Ao invés de avental impermeável, servidores da UPA usam equipamento de proteção de plástico

De acordo com profissionais da saúde, esse tipo de material é inapropriado. Ele é frágil, rasga com facilidade e é desconfortável.

  • Karol Chicoski
EPI utilizado por profissionais da saúde na UPA - Foto: reprodução/Facebook/Claudinei Moreira
EPI utilizado por profissionais da saúde na UPA - Foto: reprodução/Facebook/Claudinei Moreira

Um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento publicou uma foto em sua rede social na manhã desta segunda-feira (1°) mostrando o Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que alguns servidores estão usando. De acordo com ele, o EPI disponibilizado pela Prefeitura de Dourados para a maioria dos profissionais da UPA é o mesmo material usado para fazer sacos de lixo. 

Segundo informações repassas para a reportagem da 94FM por profissionais da saúde do município, esse tipo de material é inapropriado. Ele é frágil, rasga com facilidade e é desconfortável. 

Os equipamentos são a única proteção que os profissionais que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus têm para evitar a contaminação.

Na semana passada, a 94FM já havia recebido a informação de que não tem material adequado para trabalhar, falta medicamento e máscaras na UPA.

Além disso, o trabalhador questiona a administração municipal sobre os recursos enviados pelo governo federal, como suporte aos funcionários da saúde, e que há cinco anos os funcionários da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), que atende a UPA e Hospital da Vida, estão sem ajustes salariais.

Ele relata ainda que, para os enfermeiros, é pago um salário mínimo aos profissionais e, parte das outras categorias, está sem receber depósitos do de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) exercício de 2017/2018. 

O que diz a Funsaud

A Funsaud entrou em contato com a reportagem da 94FM na manhã de hoje e disse que está fornecendo capotes de TNT para a UPA. Segundo ela, no sábado (30), deixou alguns aventais hospitalares na unidade. (não foi especificado quantos)


Casos confirmados em Dourados

Dourados tem atualmente 279 casos confirmados de Covid-19, com óbito registrado. 

*Matéria editada às 11h25 para acrescentar a resposta da Funsaud

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Daniel

    Daniel

    Deputados podem ter benefícios retirados e investidos em EPI para área de saude

  • agnaldo silma

    agnaldo silma

    Boa tarde a todos. é impressionante oque vemos de tantos "casos estranhos" nessa prefeitura, em especial na secretaria de saúde. é tantas denúncias de coisas que que fica aquele ponto de interrogação para não dizer certeza absoluta. Antes de ler essa matéria li que a prefeitura pagou horas extras "indevidas" a funcionários, mais quantos funcionarios? quais os valores? ja devolveram? por isso que esses guerreiros ai do UPA, com atendimentos diferenciados de alguns órgãos públicos, eucados, digo isso pois fui lá na semana retrasada com uma fratura e fui atendido como se fosse em um plano de saude. è um absurdo trabalharem envolvidos em sacos de lixo, se bem que nós brasileiros as vezes somos tratados como tal. Parab´´ens colaboradores do UPA pela dedicação de vcs mesmo sem as mínimas condiçoes de trabalho, continuam atuando conforme foi feito o juramento de vcs pela vida.

  • EDNA MARIA Borges

    EDNA MARIA Borges

    Honte de manha esteve no up com sangramento no nariz e muita dor de cabeça fui muito bem atendida às infermeiras ficavan remendando essas capas com esparadapro para não rasgar tudo

  • Sol

    Sol

    Inaceitável... Vergonhoso!!! Mas desde sempre faltam EPIs, a pandemia só deixou visível as condições de trabalho na saúde há anos