Prefeitura ainda não realizou o pagamento do 13° dos servidores de enfermagem que atendem na UPA e no HV

Os servidores vão participar de uma Assembleia Geral Extraordinária nesta terça (19) para discutir a falta de pagamento do 13° salário.

  • Karol Chicoski
Manifestação realizada no dia 11 de dezembro para protestar a falta de pagamento (Foto: Eliel Oliveira)
Manifestação realizada no dia 11 de dezembro para protestar a falta de pagamento (Foto: Eliel Oliveira)

Os servidores de enfermagem da Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados) que prestam serviços na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no HV (Hospital da Vida) vão participar de uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir a falta de pagamento do 13° salário. 

Conforme informação que a reportagem da 94FM teve acesso, o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems) convocou todos os trabalhadores na área de enfermagem da Fundação de Saúde de Dourados para participar da reunião que acontece nesta terça-feira (19), às 11h30, na porta de entrada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 

Conforme Lázaro Santana, presidente do Siems, a prefeita Délia Razuk (PR) ainda não se manifestou sobre o assunto e não deu nenhuma justificativa aos profissionais.

Santana explica que caso o pagamento do 13° não seja feito até amanhã, data limite para efetuar o pagamento da segunda parceira aos mais de 200 profissionais, sendo que a primeira também não foi realizada, será realizada uma paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 21 de dezembro.

Inclusive, não é apenas com o 13° que os trabalhadores vêm sofrendo. No mês de outubro, por exemplo, alguns profissionais não receberam no 5º dia útil. No mês seguinte, novembro, também teve atraso salarial. Já no início de dezembro a prefeitura declarou que deixaria 5% de seu quadro de trabalhadores sem o pagamento na data correta.

O problema agrava ainda mais, já que hoje é o último dia de trabalho antes do início das férias coletivas da administração municipal. O recesso tem início na quinta-feira (21), com retorno no dia cinco de janeiro de 2018, porém, como amanhã é feriado na cidade, a prefeitura não abre.

Protesto

Na semana passada, dezenas de pessoas se reuniram às 06h30 em frente ao Hospital da Vida com cartazes para protestar os salários atrasados que vêm se alastrando desde outubro deste ano e a falta do 13°.  Nesse dia, funcionários seguraram cartazes com frases pedindo respeito, dignidade, condições dignas de trabalho e o salário atrasado. O ato foi pacífico e encerrou por volta das 08h30.

Colaborou com as informações André Bento***


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.