Simted escolherá nova diretoria na segunda feira

Urnas lacradas (Reprodução)
Urnas lacradas (Reprodução)

O sindicato municipal dos trabalhadores em educação de Dourados escolherá nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, a nova diretoria e o novo conselho fiscal da entidade. A única chapa apta para disputar o pleito, é a Chapa 1, da professora Gleice Jane Barbosa, atual vice-presidente do Simted.

As outras duas chapas foram impugnadas pela comissão eleitoral, pois apresentavam falhas. A chapa 3 chegou a distribuir uma carta aberta nas escolas, pois não concordaram com a impugnação e convocaram também uma assembleia extraordinária para pedir pela manutenção da chapa no pleito, mas a assembleia em sua soberania decidiu por não deixar a chapa concorrer nas eleições.

Portanto, respeitando o estatuto, o regimento e o edital, a comissão eleitoral deste ano convida a todos os filiados aptos a votarem, para participarem do pleito. As urnas foram conferidas e lacradas pela própria comissão. A cidade foi dividida em 16 pólos, para cada pólo uma urna foi destinada com os nomes das pessoas aptas a votar.

CARTA ABERTA AOS EDUCADORES DE DOURADOS


Nós, integrantes da Chapa 01, historicamente comprometidos com a luta sindical, durante todo o processo eleitoral nos posicionamos na disputa de forma democrática e transparente, apresentando propostas que visem avanços para a educação.


Entretanto, o grupo oposicionista, tem tentado desqualificar os integrantes da chapa, assim como o processo eleitoral democraticamente estabelecido e o sindicato enquanto uma instância de poder constituída. Cabe ressaltar que, o processo eleitoral segue o estatuto do SIMTED e as determinações do edital, elaborado por uma comissão eleitoral, não havendo nenhuma irregularidade.


Essas pessoas ao invés de apresentarem propostas fazem críticas dirigidas ao sindicato, do qual eles mesmos fazem parte, atualmente, desqualificando a luta dos trabalhadores. Para tal intuito, questionam a democracia, a lisura da eleição e a idoneidade das pessoas, na tentativa de submeter a nossa categoria aos governantes, em especial a administração municipal, que não está cumprindo compromissos assumidos com a nossa categoria, fato que provocou em 2014 dois movimentos grevistas


Todos os ataques para tentar impedir as eleições, não se referem apenas ao processo eleitoral e sim contra o sindicato. Entende-se que essas pessoas querem enfraquecer o sindicato enquanto espaço de luta, no entanto, quem acusa deve responder pelo ônus da prova. Cabe assim, questionarmos:
O que é democracia para este grupo?


Não conseguir montar chapa para disputar e culpar a comissão eleitoral?
Questionar na justiça o resultado de uma decisão de categoria em Assembleia, com o único objetivo de impedir um processo democrático legítimo as vésperas das eleições?
Distribuir uma nota orientando os filiados a NÃO votarem como estratégia para não haver quorum que validem as eleições, pelo simples fato de não terem tido a capacidade para montar uma chapa dentro das regras estatutárias?


É importante esclarecer que, o grupo que hoje tem usado das piores artimanhas para derrubar esta eleição faz parte da direção proporcional atual, são liberados e tem por obrigação conhecer o estatuto e suas regras. Tiveram tempo suficiente para mostrar o seu trabalho e montar uma chapa competitiva para disputar com dignidade e em igualdade de condições às eleições da nova diretoria do SIMTED.


Se assim não o fizeram, a responsabilidade por sua inércia deve ser atribuída única e exclusivamente ao próprio grupo. A oportunidade foi dada igualmente para ambas as chapas. O recurso contra a impugnação foi debatido, inclusive, por uma Assembleia convocada exclusivamente para discutir esta questão, que o avaliou improcedente.


Sobre o vídeo postado no dia 1º de novembro, relativo a um cheque emitido para pagar os custos com uma confraternização da diretoria realizada com os funcionários do SIMTED e seus familiares, no final do ano de 2013, trata-se de uma informação distorcida. Qualquer dúvida sobre as finanças do sindicato deve ser questionada e averiguada na secretaria de finanças, junto ao responsável pela pasta, que inclusive faz parte do grupo oposicionista e posteriormente apresentada e discutida em assembleia. Nos causa estranheza que o fato só foi questionado às vésperas da eleição.


É importante ressaltar que em não atingindo o quórum na eleição, o estatuto prevê em seu § 4º, do artigo 35, que somente as chapas inscritas para a primeira eleição concorrerão em segunda votação.
A tentativa de impedir o pleito eleitoral explicita um golpe contra uma das únicas entidades que ainda resiste em Dourados, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

CHAPA 1 - COMPROMISSO E LUTA

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.