Simted repudia reordenamento na Rede Estadual

Estado tem centralizado o ensino médio, sobretudo para aqueles que estudam no período noturno

O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – Simted de Dourados é contra as atitudes tomadas por parte da Secretaria de Estado de Educação (SED) sobre o reordenamento de alunos nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Por conta da medida, milhares de estudantes estão vendo salas de polos educacionais próximos de suas residências sendo fechadas, precisando se deslocar dezenas de quilômetros até outra instituição de ensino.

O Estado tem centralizado o ensino médio, sobretudo para aqueles que estudam no período noturno, ferindo os princípios da democracia e da autonomia da escola.

Além disso, existe o desrespeito com servidores públicos que ficarão sem lotação perto de suas casas.

Locais onde eram desenvolvidos projetos educacionais e extraclasse com os alunos tiveram que ser abortados pela medida, podendo proporcionar o aumento da evasão escolar.

Mesmo com as imposições, o governo do Estado, não se preocupou em fazer capacitações para servidores que trabalham nesses locais onde a presença de alunos cai a cada dia.

No ano passado, salas de Educação de Jovens e Adultos  foram fechadas, deixando vários estudantes sem local para frequentar.

Apesar da situação, o governador André Puccinelli continua colocando notas em horário nobre da TV fazendo esclarecimentos, nem sempre verdadeiros, quando a categoria reivindica seus direitos, mas nunca utilizou o recurso para incentivar a população a frequentar a escola.