‘Tudo o que eu fiz foi com força’, disse madrasta de menino morto em confissão

Obtido com exclusividade pela 94FM, o depoimento que detalha o que aconteceu no dia da morte do pequeno Rodrigo é chocante

Jéssica detalhou o que aconteceu no dia da morte do pequeno Rodrigo, seu enteado, filho de Joel (Foto: Reprodução/Facebook)
Jéssica detalhou o que aconteceu no dia da morte do pequeno Rodrigo, seu enteado, filho de Joel (Foto: Reprodução/Facebook)

“Tudo o que eu fiz foi com força”. Essa frase, dita no revelador depoimento prestado na noite de quarta-feira (22) por Jéssica Leite Ribeiro, de 21 anos, dimensiona o que aconteceu naquela fria manhã de 16 de agosto em uma casa na Rua Presidente Kennedy, Jardim Márcia, no prolongamento da Rua Joaquim Teixeira Alves, em Dourados. Ali morreu Rodrigo Moura Santos, de apenas um ano e seis meses, enteado da jovem, presa por maus tratos. 

Isolada numa cela do 1º DP (Distrito Policial) desde aquele dia, somente às 21h10 de anteontem ela resolveu contar o que aconteceu. Ao delegado Francis Flávio Tadano Araújo Freire, disse que “não faz mais sentido sustentar de que nada houve e que acredita que se não disser a verdade isso pode piorar a situação” dela e de seu marido, Joel Rodrigo Avalo dos Santos, de 25 anos, pai da vítima.

COBERTOR, LEITE

Obtido com exclusividade pela 94FM, o depoimento é chocante. Segundo Jéssica, naquela trágica quinta-feira acordou junto com o marido, sem saber detalhar a hora, quando ele foi ao banheiro e logo em seguida saiu para trabalhar. Informou que ela mesma abriu o portão para ele, que antes de sair ainda cobriu o pequeno Rodrigo, que dormia num colchão colocado no chão do cômodo em que viviam com outra criança, de três anos, também filha dele, mas com outra mulher.

Jéssica afirmou que após a saída de Joel voltou para dentro da casa e percebeu que Rodrigo e sua enteada de três anos estavam sobre o colchão, acordados. Disse ter ido preparar o leite das crianças, mas Rodrigo chorava e o colocou sobre uma bancada de mármore que divide duas peças da casa, para poder vê-lo enquanto preparava o leite.

QUEDA

Cômodo onde moravam Joel, Jéssica, o pequeno Rodrigo e sua irmã, de três anos (Foto: Sidnei Bronka)
Cômodo onde moravam Joel, Jéssica, o pequeno Rodrigo e sua irmã, de três anos (Foto: Sidnei Bronka)
Segundo ela, para entreter o menino, lhe deu uma sacola de plástico, mas sua enteada, ao tentar tirar isso da mão dele, o derrubou no chão, a uma altura superior a um metro e meio. Alegou que Rodrigo caiu entre um baú e a cama e imediatamente o pegou. Detalhou que criança chorava muito e percebeu sangue numa pequena ferida antiga na testa, além de um pequeno sangramento na boca do menino.

Ainda no depoimento, relatou ter colocado o bebê no colchão, nervosa “por causa de tudo”, porque a criança estava chorando muito e já estava há alguns dias “chatinho”. Pontou que vinha dormindo mal porque a criança acordava durante a noite, e disse que tudo isso a deixava irritada.

CHORO

Com Rodrigo no colchão, foi para sua cama e cobriu a própria cabeça com um cobertor enquanto ele chorava normal. Depois, jogou o cobertor sobre o menino e somente em seguida percebeu que ele fazia força, já que tinha problema de intestino e inclusive teve de usar supositório noutra ocasião, quando só conseguiu defecar porque ela apertou a barriga dele.

Acrescentou ter imaginado que Rodrigo estava novamente com dificuldade de defecar e disse para a enteada apertar a barriga do irmão. Argumentou que a menina subiu de pé sobre o abdômen de Rodrigo, mas o peso dela fazia com que o menino continuasse a chorar.

APERTOU COM FORÇA

Pequeno Rodrigo morreu antes que o Samu pudesse socorrê-lo (Foto: Sidnei Bronka)
Pequeno Rodrigo morreu antes que o Samu pudesse socorrê-lo (Foto: Sidnei Bronka)

Então, levantou-se da cama e foi até o menino, ficou de joelhos no chão e começou a apertar forte a barriga do bebê utilizando as duas mãos. Afirmou que apertava com força e Rodrigo chorava, irritada e nervosa, dobrou os joelhos do menino e colocou suas pernas sobre a barriga dele, “como se faz quando está com cólica”. Questionada se agiu com força, asseverou: “tudo o que eu fiz foi com força”.

Jéssica disse ter colocado os próprios joelhos sobre o abdômen do menino e que ele ainda chorava. Não soube dizer quanto tempo durou esse procedimento, mas afirmou que em momento algum percebeu ossos de Rodrigo sendo quebrados.  

PISÃO NAS COSTELAS

Laudo do médico legista aponta lesões que levaram criança à morte (Foto: Sidnei Bronka)
Laudo do médico legista aponta lesões que levaram criança à morte (Foto: Sidnei Bronka)
Ela prosseguiu o depoimento informando que até aí não falava nada para a criança, e quando levantou-se para pegar um remédio, acabou pisando nas costelas dele, que estava deitado “de ladinho” no colchão, quando ia pegar “óleo de oliva ou azeite” para o menino ingerir, porque ouviu dizer que isso é bom “para soltar o intestino da criança”.

A madrasta da vítima afirmou ainda ter pedido para enteada continuar a apertar a barriga de Rodrigo, mas que ela “levava na brincadeira”. Acrescentou que a menina “achando que era graça” ficou com um pé sobre o bebê e em seguida disse que ele vomitou.

DESESPERO

Jéssica detalhou ter ido até ele e percebido que babava, sem chorar, quieto. Alega ter imaginado que ele tivesse desmaiado e o pegou no colo e ele deu um suspiro. Não percebeu se ele estava pálido ou roxo, e observou a barriga, quando percebeu que não mais respirava.

Na sequência, pontua ter ficado desesperada e que acabou apertando o pescoço do menino, fazendo respiração boca a boca na tentativa de reanima-lo. Somente depois chamou a mãe e o pai. Jéssica disse não ter contado essa versão antes porque estava assustada.

CHOROU PELA SITUAÇÃO

No dia da morte da criança, Jéssica contou outra versão às autoridades (Foto: Sidnei Bronka)
No dia da morte da criança, Jéssica contou outra versão às autoridades (Foto: Sidnei Bronka)

Enfatizou que quando Rodrigo morreu Joel não estava em casa. E sobre o laudo necroscópico elaborado pelo médico legista que examinou o corpo da criança, que constatou várias lesões na cabeça do menino, alegou que no dia 12, às 19h, quando iam para igreja, ele caiu batendo a parte de cima da cabeça.

Nessa ocasião, Dia dos Pais, ela ficou chorando por causa dos constantes enjoos do menino. Jéssica argumenta ter chorado “por conta da situação: desempregada, morando em uma casa com duas peças, cuidando de duas crianças que não eram suas, e Rodrigo, bastante enjoado”. Disse para Joel que não iria aguentar mais aquela situação, apesar de ama-lo muito.

LIBERDADE PROVISÓRIA

Ainda naquela noite Rodrigo chorou muito e Joel a conformou, afirmando que essa situação ia passar. Ela reconheceu que o marido começou a brigar com ela por motivos banais, mas não a agrediu fisicamente. E na noite anterior à morte não houve briga com ele. Também não soube informar por qual razão o bebê tinha um “galo” na testa.

De posse desse novo depoimento, os advogados que atuam na defesa de Joel ingressaram com pedido de liberdade provisória com ou sem fiança na quinta-feira (23). Ele foi preso no dia da morte da criança e posteriormente transferido para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Alessandra

    Alessandra

    Meu DEUS quanta maldade e falta de amor ao próximo, se não queria cuidar falasse com o pai . devemos tomar cuidado com quem colocamos dentro de casa. Em primeiro lugar nossos filhos.. Eles não pediram para nascer e muitas não sabem se defender e são indefesos ...

  • Rose

    Rose

    Desde o dia em q vi esse caso fiquei mal de verdade pensando no que este inocente passou. Quanta mentira ela esta contando. Ela fez de maldade msm. E meu Deus não entendendo como a mãe deixou c eles sendo q ela própria tinha medida protetiva contra os dois. E tem mais ela alega estar desempregada, com problemas e tal pq a nossa justiça é uma merda. Se fazendo de vitima. Mas vitima só teve ele o pobre bebê. Que não podia se defender. E q só Deus e essa monstro sabem como foina hora. E essamãe vai ter q conviver pra sempre com a idéia de q mandou ele pra morte. Gente nao eatou julgando mas são 9 dias sem ver seu bebê sem saber como ele estava. Como ela conseguia quais eram os motivos pra criança eatar c esse demônio em forma de gente. Infelizmente o pequenino se foi e a imagem dele saindo no colo do policial c sua maozinha aparecendo nao me sai da cabeça. Que mundo cruel. Cada vez mais triste ...

  • anna

    anna

    Ela é profissional na areá da saúde??????? Nossa!!!!

  • anna

    anna

    Concordo com a Luana! Quando eu via reportagem eu fiquei desesperada imaginando a dor da mãe se arrastando no chão pela vida do seu filho ou aos gritos e prantos!! Ela pareceu super fria!!! Parecia que ela não via a hora de enterrar!!! Tipo assim me livrei do moleque! Nossa é muita coisa que não se encaixa!! Essa safada podia confessar tudo logo, admitir que errou e não ficar falando merda!!! Quanto sofrimento meus Deus!!! Cadeia para os três!!!!

  • LILICA

    LILICA

    E SE FOSSE NOS ESTADOS UNIDOS...............................

  • Aline

    Aline

    Ela tinha consciencia que ia matar o menino sim, ela estava desempregada no momento, mas era profissional da area da saúde e sabia muito bem tratar uma constipação intestinal, e outra, qdo se entra pros treinos de artes marciais se aprende as areas de risco do companheiro de luta, ela sabia tbm que quebraria as costelas do bebe com tais atos.

  • sandra

    sandra

    Texto desse depoimento indtruido por advogado ,afff

  • francielly

    francielly

    Mentiraaaaaaaaaa. A criança de 3 anos foi tirar a sacola do irmão e derrubou ele de um metro e meio ? Se eles dormiam no colchão no chão ? E uma criança de 3 anos n tem nem 1 metro
    Uma criança pisar encima de um neném ?nem de boneca .mentiraaaaaaaaaaa
    Pegar no pescoço pra fazer respiração boca a boca ? Ou matar sufocado ? Porrraaaaa .

  • Katiane

    Katiane

    Des de quando precisa apertar o pescoço p reanimar mentirosa pq ñ gaz isso com adulto ñ tem vergonha de fazer isso com uma criança indefeza que ñ sabe se defender falsa que fique presa pq é pouco p esse monstro vai ter o q merece com certeza

  • zelia

    zelia

    Meu Deus..Tudo conversa de instruçao de advogado.Conta a verdade.Vc ja fez o pior
    .Conte a verdade.Esta nao e a verdade.

  • Regiane

    Regiane

    Começou a ficar estranho quando disse que colocou ele em uma bancada de mármore para ficar olhando, onde que em cima de uma bancada está mais seguro que no colchão no chão? Não se coloca uma criança do tamanho dele numa altura dessa. Depois colocou a culpa na irmãzinha dele? Sei não heim

  • Lu

    Lu

    não sei porque mais não consigo acreditar em nada que ela falou nesse depoimento, ta na cara que ta omitindo muitas coisas... acho que devem investigar melhor essa versão,essa menina ta querendo livrar esse horroroso do marido e diminuir a pena dela,deve ter alguém que instruiu ela a falar isso. tenho a impressão que essa menina é muito possessiva e ta na cara que não queria dividir esse cara com ninguém e morria de ciumes da ex e dos filhos, isso que aconteceu ia acontecer mais cedo ou mais tarde e infelizmente aconteceu um bb lindo cheio de vida que deveria receber muito carinho está morto. e os culpados daqui a pouco vão estar dando risada e porrada no MMA. INDIGNADA.

  • solene

    solene

    toda hora e uma historia diferente sei o seguinte os dois tem q ficar preso

  • Luana

    Luana

    Nossa a mãe da criança para mim é uma inútil! Eu jamais deixaria meu bebê com madrasta, deve ser essas "mães" que adoram largar filhos para outros criarem e ficar vadiando! Até os depoimentos dela parecia estar falando de um vizinho,nem parecia ser o filho.. Que os 3 paguem

  • indignada

    indignada

    conversa fiada. ta querendo sair de vitima e fizer que o marido e inocente. se investigar certinho vai descobrir mais detalhes.

  • Ana

    Ana

    Essa história de tombo está estranha e pisar na criança sem ver também está estranha!!!E deposição tombo colocou a criança pra dormir como se não tivesse acontecido nada e achou que a criança não ia ? meu Deus ! É a mãe dessa criança é corajosa hein deixar seus filhos com a madrastra de 21 anos que amor é esse pelos filhos!!! Estou chocada

  • Joyce lopes

    Joyce lopes

    Olha isso não existe toda pessoa sabe q se pisar ou ajoelhar em uma criança vai quebra, essa mulher e uma vagabunda

  • Revolta

    Revolta

    Nossa como se falasse q fosse normal mata a criança Meu Deus tadinho do bebe agora vc vai sentir as dor quando vc cair ai no presidio pq vc acha q alguem vai te perdoar Nao e outra coisa O q vc fez nao tem perdao

  • Dourados

    Dourados

    Palhaçada em ! Acha que colocar o joelho sobre o menino ia quebra suas costelas ?

  • Camila

    Camila

    Até entendo o lado dela,
    Mas não justifica o seu ato frio e severo.
    Pobres crianças...