Ultramaratona de 12 horas arrecada alimentos para famílias em Dourados

Prova aberta para quem quiser participar terá percurso no quarteirão da Paróquia Santo Elias, no Parque das Nações I

Anízio e Itamar vão participar da ultramaratona solidária no próximo sábado (17) no Parque das Nações I, em Do... (Foto: André Bento)
Anízio e Itamar vão participar da ultramaratona solidária no próximo sábado (17) no Parque das Nações I, em Do... (Foto: André Bento)

No próximo sábado, dia 17, Dourados será palco da primeira ultramaratona solidária já realizada na cidade. Atletas profissionais planejam correr sem parar por 12 horas. Mas o evento é aberto e quem quiser participar poderá percorrer a distância que preferir, pelo tempo que aguentar; basta levar 1 quilo de alimento não perecível. O percurso será ao redor da Paróquia Santo Elias, no Parque das Nações I.

Iniciativa dos ultramaratonistas Anízio Silva e Itamar Viana, essa ultramaratona tem por objetivo arrecadar alimentos que posteriormente serão doados a famílias carentes por meio dos Vicentinos, um grupo leigo da Igreja Católica que atua em serviços sociais.

“É para fechar bem nossa temporada com uma ação filantrópica. Devolver a Deus o que Ele tem nos proporcionado”, explica Itamar, que no dia 10 passado, aos 41 anos, superou os próprios limites ao correr 100 quilômetros e 500 metros durante 12 horas na famosa ultramaratona de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, capital do Paraná.

Foto: Reprodução/Facebook
Anízio e Itamar fizeram dobradinha no Paraná, com 3º e 4º lugar, respectivamente

Com essas marcas, ele ficou no 4º lugar geral dessa concorrida prova. Na frente dele, em 3º, chegou Anízio, de 42 anos, seu amigo e treinador. Educador físico que pratica esse tipo de atividade há 25 anos, correu 105 quilômetros e 750 metros, primeira vez na vida que superou a marca de 100 quilômetros.

“Foi uma prova difícil, num percurso de barro, com largada às 19 horas do dia 10 de dezembro e chegada às 7h do dia 11”, explica.

É ao lado dessa dupla, que na capital paranaense conquistou uma dobradinha inédita para atletas de Mato Grosso do Sul, que os participantes da ultramaratona solidária poderão correr no próximo sábado. A prova de Dourados terá início às 7h e encerramento às 19h.

Foto: Divulgação
Ultramaratona solidária será na Paróquia Santo Elias

A ocasião abre pelo menos duas ótimas oportunidades: ajudar ao próximo com a doação de alimentos e praticar exercícios físicos. São exemplos dados por Anízio e Itamar, que além de propor essa ação solidária, são atletas que correram mais de 4 mil quilômetros durante seis meses de treinamento duro.

“Todo dia corremos de uma hora e meia a duas horas”, informou Itamar, que perdeu 15 quilos nessa árdua etapa. Percursos entre municípios, como o trecho entre Dourados e Rio Brilhante, são frequentes para quem busca preparação suficiente para encarar uma ultramaratona. 

Para maiores informações sobre o evento solidário agendado para o próximo sábado, foram disponibilizados os telefones de contato (67) 99604-7382 e (67) 99614-3259.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.