Vacinação contra Covid-19 para lactantes com 30 anos ou mais começa nesta segunda-feira em Dourados

O novo grupo a ser imunizado receberá a primeira dose da Pfizer

  • Assessoria/Prefeitura de Dourados
Foto: EBC
Foto: EBC

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira a vacinação de lactantes. A medida foi anunciada durante o final de semana e inicia às 13h. Inicialmente, serão imunizadas as mães com 30 anos ou mais e filhos até 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias).

Devido as orientações do Ministério da Saúde, a vacina aplicada será a Pfizer. “Como recebemos poucas doses, apenas 620, vamos iniciar com uma faixa etária, mas a idade irá avançar conforme o município receber as remessas”, explicou o secretário de saúde, Edvan Marcelo Marques.

A vacina será aplicada na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Rosa, CSU, Parque do Lago II e Parque das Nações I, enquanto houver estoque. Gestantes e puérperas com comorbidades e que tenham mais de 18 anos também podem procurar as Unidades.

Para as gestantes que possuem comorbidades, é obrigatória a apresentação do cartão gestante e autorização médica. Já as lactantes e as  puérperas devem levar a certidão de nascimento da criança e a autorização médica.

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, após vacinadas, as lactantes são orientadas a não interromperem o aleitamento materno; as que desejarem doar o leite materno também poderão fazê-lo. Estudos realizados ao longo de 2020 até o momento, comprovam que os anticorpos presentes em mães que receberam a vacina podem ser transmitidos ao bebê, sem nenhum perigo para os recém-nascidos.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.