Vence hoje prazo para prefeitura repassar salário de enfermeiros do HV

O prazo estipulado pelos enfermeiros dos hospitais Evangélico e da Vida para que os salários atrasados sejam quitados vence nesta quarta-feira (15). Se não houver pagamento a categoria pode deflagrar greve. Com isso, apenas 30% dos quase 450 profissionais dessas unidades hospitalares devem permanecer em serviço, o que pode aumentar ainda mais a crise na saúde do município.

Na segunda-feira (13) a Prefeitura de Dourados reconheceu através de nota à imprensa que o repasse para a ABD (Associação Beneficente Douradense) - mantenedora do Hospital Evangélico, que administra o HV – estava atrasado. Alegou que isso é consequência de atraso no recebimento de verbas federais. E informou ainda que tudo deveria ser normalizado até a data de hoje.

Também na segunda-feira os enfermeiros fizeram uma paralisação de três horas em protesto contra os atrasos salariais. À ocasião o presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, disse à 94 FM que além dos salários, o Hospital Evangélico estaria atrasando até mesmo o 13º dos enfermeiros.

“A responsabilidade é das duas partes, do Hospital Evangélico e da prefeitura”, afirmou na oportunidade o líder sindical. Santana não foi encontrado pela reportagem para informar o horário da reunião de hoje, que pode definir a eventual greve.