Vereadores ignoram o Tribunal de Contas e aprovam prestação de conta de Laerte Tetila

Dos 12 vereadores, apenas dois votaram contra o ex-prefeito. Foram eles: Aparecido Medeiros (DEM) e Walter Hora (PPS)

  • Alexandre Duarte

Na manhã desta terça-feira (11), os vereadores de Dourados votaram contra o parecer do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, que alega ser irregular as prestações de conta da prefeitura nos anos de 2003, 2004 e 2005, quando Laerte Tetila (PT) era o prefeito do município. As poucas pessoas presentes no auditório nesta manhã, presenciaram acaloradas discussões entre os vereadores.

Por 10 votos a 2, o ex-prefeito e atual deputado estadual, foi absolvido pelo legislativo municipal de futuras punições pelas irregularidades apontadas pelo tribunal. Os únicos vereadores à favor do Tribunal de Contas e contrários à defesa de Laerte Tetila, foram Aparecido Medeiros (DEM) e Walter Hora (PPS).

A defesa do acusado foi feita em plenário pela sua procuradora jurídica, a advogada Jovina Nevoletti Correiat. “Conforme, ficou demonstrado por meio de documentos que instruíram a defesa e que estão anexados nos autos, cada um dos itens foram elucidados, de modo que não há dúvida, quanto a lisura dos atos praticados, de modo que os senhores poderão manifestar o voto de forma segura”, disse.

Ao final do discurso de defesa, a procuradora disse que a questão estava nas mãos dos vereadores e que a decisão tomada pela casa teria conseqüências diretas na vida do ex-prefeito, como a inelegibilidade por oito anos. “Assim, excelentíssimos vereadores, hoje os senhores atuação como juízes, pois a decisão dos senhores, terá conseqüência direta sobre a vida do Sr. José Laerte Cecílio Tetila, este homem que os cidadãos desta terra aprenderam a respeitar, não só pela sua serenidade e equilíbrio, mas sobretudo pela sua ética e honestidade”, finalizou.

E como os números mostraram, os argumentos da defesa surtiram efeito e Laerte Tetila foi absolvido pela maiores dos vereadores.