Vereadores são denunciados por tráfico de influência em projetos habitacionais

Documento protocolizado na manhã de hoje na Câmara Municipal pede abertura de comissões processantes contra três parlamentares

Denúncia de tráfico de influência pesa contra três vereadores de Dourados (Foto: Divulgação)
Denúncia de tráfico de influência pesa contra três vereadores de Dourados (Foto: Divulgação)

Três vereadores de Dourados foram denunciados por suposto tráfico de influência para beneficiar familiares e assessores em projetos habitacionais no município. Documento protocolizado na manhã desta quarta-feira (21) na Câmara Municipal pede abertura de comissões processantes contra Cido Medeiros (DEM), Cirilo Ramão (MDB), e Romualdo Ramin (PDT).

Caso sejam aceitos pelo presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (DEM), os pedidos podem resultar na abertura de processantes que visam analisar até mesmo a possibilidade de cassação dos mandatos. Contudo, o chefe do Legislativo informou à 94FM que ainda não houve tempo hábil para as devidas análises e consequente decisão.

Nos três casos, a denúncia cita Inquérito Civil Público instaurado pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) para apurar irregularidades na seleção de beneficiários no Projeto Lote Urbanizado da Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul em convênio assinado com a Agência Municipal de Habitação de Dourados.

Contra Cido Medeiros, o denunciante afirma haver indícios de que a prática do crime de tráfico de influência ocorreu porque a coordenadora de um movimento social por moradia teria indicado a pedido do vereador uma assessora do mesmo para ser contemplada, “sem realização das triagens por assistente social da ONG Instituto Nossa Casa de Dourados, que apenas emprestou a documentação constituitiva a Municipalidade para a assinatura do convênio com o Governo do Estado”.

Quanto a Cirilo, a denúncia diz que ele indicou um assessor parlamentar para ser beneficiário do programa, também com a chancela da líder comunitária que preside o movimento social por moradia. 

No caso de Ramin, o beneficiário do mesmo programa habitacional, por sua indicação, seria um assessor parlamentar lotado no gabinete de quem também seria primo de terceiro grau, além de outros parentes do mesmo.

O vereador Cido Medeiros foi procurado pela reportagem da 94FM e por telefone disse estar tranquilo para provar que a denúncia não procede e alegou ter ficado surpreso.

“Eu tenho a falar que estou surpreso, não sei o que dizer de uma situação dessas, nem sabia que a pessoa que trabalha para mim tinha inscrição. Fiquei sabendo hoje. Essa denúncia para mim é infundada. Não sei qual o interesse. A minha filha foi sorteada para apartamentos há uns quatro anos e eu pedi para ela desistir por ser minha filha. Essa denúncia coloca em cheque até o Ministério Público, porque é sorteio e todo sorteio tem promotor acompanhando. Eu quero que averigue e se eu não dever o denunciante vai ter que responder”, alegou à 94FM.

A 94FM tentou contato com o vereador Cirilo Ramão, mas não foi atendida nos números que a reportagem obteve. Caso ele queira se manifestar, tem desde já espaço garantido. 

Já o vereador Romualdo Ramin atendeu a ligação da 94FM, mas alegou que precisaria inteirar-se da denúncia antes de fazer alguma declaração, motivo pelo qual foi informado pela reportagem que poderá se manifestar quando preferir.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Osmar

    Osmar

    Engraçado isso né faz merda e quando descobre fala que é inocente.
    Nessas horas as denúncias São infundadas se sentido não é.
    Sou a favor de cargos como esse de ter que receber apenas um salário mínimo e por essas pessoas para trabalhar de verdade.
    Ou fazer uma prova estilo Enem somente as melhores notas assumem esses cargos.

  • João

    João

    Isso acontece e sempre aconteceu em dourados. . Vereadores sempre influência nas casas populares. . E sempre quem perde é os mais necessitados

  • toninho

    toninho

    A camara de Dourados nem deveria usar o termo cassaçao quanto dentro daque regimento de leis nada acontece

  • Rita

    Rita

    E começa mais uma novela....
    Aguardem,sempre termina com final feliz(para os nossos vereadores )