Viagem de parlamentares eleitos por MS à China recebe críticas até do presidente Jair Bolsonaro

Além do presidente da República, o filósofo Olavo de Carvalho fez um vídeo criticando os parlamentares, inclusive, os chamando de semianalfabetos.

  • Karol Chicoski
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente do PSL (Partido Social Liberal), Luciano Bivar, disse nesta quinta-feira (17) que o presidente da República, Jair Bolsonaro ficou surpreso com a viagem dos deputados do seu partido à China. Do grupo que viajou, dois integrantes são de Mato Grosso do Sul: a senadora eleita Soraya Tronicke e o deputado federal Loester Carlos Gomes de Sousa, conhecido como “Tio Trutis”.

Segundo Bivar, Bolsonaro se surpreendeu com a visita dos deputados do seu partido ao país.

"Quando Carla Zambeli [deputada federal eleita] me disse que ia para a China, eu disse: 'Para a China?' Não estava sabendo. Ontem, falei por telefone com o presidente Bolsonaro e ele me disse: 'Poxa, Bivar, o pessoal precisa saber que existe uma responsabilidade em ser do PSL, que somos vidraças, que tudo reverbera em cima de nós", contou à jornalista Andreia Sadi.

No Palácio do Planalto, os ministros disseram ainda, à jornalista Andreia Sad, que o grupo está “deslumbrado” e “desgasta” a imagem do governo ao ir à China.

A viagem dos senadores e deputados federais aconteceu após a embaixada chinesa fazer o convite ao Brasil para conhecer o sistema de reconhecimento facial em aeroportos.

Quem também criticou a viagem ao exterior foi o filósofo Olavo de Carvalho, um dos defensores do governo de Jair Bolsonaro, que publicou um vídeo criticando os parlamentares (veja abaixo). 

“Vocês são idiotas, meu Deus do céu. Vocês têm ideia da extensão da tecnologia chinesa de controle comportamental? Vocês não estudaram nada disso e nem querem estudar. Então, estão achando lindo porque foram convidados para ir para China, bando de caipira”, falou.

Logo em seguida, o filósofo fala sobre a empresa, que, segundo ele, é suspeita. Já que o representante dela já foi preso em três países. 

“A firma que trata isso é altamente suspeita. O representante dela já foi preso no Canadá, nos Estados Unidos e na Polônia por atividade de espionagem. Agora, instalar esses sistemas é entregar ao governo chinês as informações de todos que moram no Brasil. Inclusive, de alguns refugiados que estão no Brasil. A partir do momento que for instalado, esses refugiados serão mortos”, contou. 

Em seguida, ele cita quais deputados foram até à China, incluindo os nomes dos parlamentares eleitos de MS. “...Eu digo, o problema do Brasil é a ignorância, é o analfabetismo funcional, é a presunção dos semianalfabetos e estão aqui os semianalfabetos: Soraya Tronicke (MS), Carla Zambeli (SP), Daniel Silveira (RJ), Tio Trutis (MS), Felício Laterça (RJ), Bibo Nunes (RJ), Charles Evangelista (MG), Marcelo Freitas (MG), Sarjento Gurgel (RJ) e Aline Sleutjes (PR) e tem a delegada Sheila”.

Depois, ele diz que isso é uma loucura e chama os parlamentares de idiotas. “Vocês estão fazendo uma loucura, estão entregando o Brasil à China. Vocês são idiotas.”

Sobre o vídeo, publicado no Youtube, Bivar disse que Olavo de Carvalho "perde o amigo mas não perde a piada", e que está aproveitando para mostrar que "também mete o pau no governo".

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho é um filósofo, escritor, jornalista, ensaísta e conferencista brasileiro. É um dos principais representantes do conservadorismo no Brasil.

Confira o vídeo publicado pelo  Olavo de Carvalho:


O que disse a Soraya

Na própria página do Facebook, Soraya publicou uma imagem com a seguinte descrição: "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Brasil e China são parceiros de negócios há mais de 40 anos, e nos últimos 9 foi a nossa maior importadora. Em 2018 ultrapassamos mais de 100 BILHÕES de dólares em negócios, e a balança comercial tem sido favorável pra nós. A China comprou dos brasileiros mais de 65 bilhões, enquanto o Brasil comprou deles apenas 35 bi. Também lançamos juntos 4 satélites, e vamos fazer muito mais. O principal parceiro econômico da China é os EUA, mas o nosso é a China. Se alguém consegue trazer hoje para o nosso país um parceiro melhor, por favor, apresente. Quem é que banca uma retirada da China do nosso mercado? Os “caipiras” aqui têm muito o que aprender com eles", rebateu ao comentário feito pelo  Olavo de Carvalho.


Loester Trutis também usou as redes sociais: 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • José aparecido

    José aparecido

    O povo tá deslumbrado, essa Soraya tá muito pra frente, só ganhou meu voto por causa do JB, porém nunca mais, a pessoa não era nada saiu do nada e agora tá se achando, passou a perna em quem ajudou ela no PSL a chegar no cargo de senadora, coisa feia.

  • Belarmino Pereira dos Santos

    Belarmino Pereira dos Santos

    Eu sou humilde e moro em um estado humilda Mato Grosso do Sul - eu penso se tem dinheiro, pode gastar, pode passear, até ai tudo bem - só fico pasmado é de fazerem as coisas por conta própria sem comunicação - esse convite não era para o presidente decidir e fazer a escolha se é que teria que alguém ir representar o Brasil? - não estou criticando - é apenas o meu ponto de vista