VIVO é questionada se ressarce períodos sem internet banda larga em Dourados

Questionamento foi enviado à companhia pelo MPE, que investiga a qualidade do serviço prestado na cidade após ter recebido denúncia anônima

Qualidade da internet em Dourados é investigada pelo MPE (Foto: Franz Mendes)
Qualidade da internet em Dourados é investigada pelo MPE (Foto: Franz Mendes)

A VIVO deverá ter que prestar esclarecimentos ao MPE-MS (Ministério Público Estadual) numa investigação sobre a qualidade e a velocidade dos serviços de internet banda larga/fibra óptica prestados em Dourados. Na semana passada, ofício foi enviado à companhia com questionamento se ela “realiza o ressarcimento proporcional aos consumidores pelo período de indisponibilidade do serviço de internet banda larga fixa”. 

Encaminhado pelo promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior, que está em substituição legal na 10ª Promotoria de Justiça da comarca, o documento faz Notícia de Fato número 01.2018.00004126-1. Esse procedimento é fruto de denúncia anônima feita no dia 24 de abril à Ouvidoria do MPE.

“Os moradores da cidade que possuem o serviço de banda larga fixa da VIVO sofrem há muito tempo, diariamente, com a inadequação do serviço devido a redução da velocidade de navegação/download. Notadamente após às 12h e às 18h, a velocidade de navegação é limitada a níveis muito abaixo dos contratados (como o pacote de 15 MB), oscilando entre 2 e 3 Mbps”, relatou a pessoa denunciante. “A situação é geral e existe há muito tempo, e por isso fácil de ser constatada. Inclusive, pode ser confirmada por qualquer dos servidores do MP que utilizam o serviço de banda larga da operadora”.

Acionado pelo MPE para colher informações preliminares sobre eventual relação de reclamações a respeito da velocidade de banda larga fixa da VIVO e/ou velocidade inferior a contratada, o Procon ainda não enviou respostas à Promotoria de Justiça. E no dia 25 de junho o promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Junior solicitou à imprensa que tornasse público pedido para que douradenses acessem este endereço eletrônico www.Speedtest.Net para testarem a potência de suas navegações.

Caso seja constatada que a velocidade esteja inferior à contratada, a Promotoria de Defesa do Consumidor deverá ser informada. Como prova hábil, serão aceitas fotografias, filmagens, e outros meios não especificados.

Oficiada a manifestar-se sobre o “até então relatado, inclusive indicando eventuais medidas fiscalizatórias já empreendidas ou a empreender para fins de contatar a qualidade dos serviços de internet banda larga ou via fibra ótica em Dourados/MS”, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já apresentou resposta técnica.

Com os elementos até agora apurados, o MPE determinou, na quinta-feira (26), que a VIVO seja indagada se “realiza o ressarcimento proporcional aos consumidores pelo período de indisponibilidade do serviço de internet banda larga fixa”. Conforme o documento, a companhia terá 10 dias úteis para responder a partir do recebimento do ofício.

Comentários
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  • alex

    alex

    Faz dois dias que tanto a vivo fibra como a 4g da vivo está oscilando com picos de zero a 200kbs impossível tentar baixar algo ou jogar ON LINE.

  • Adriano Ferreira

    Adriano Ferreira

    Na minha cidade a Vivo abandonou, não consigo instalar nenhuma internet, a Vivo diz que não tem disponibilidade e nem da um prazo pra resolver. Vivo esqueceu Águas da Prata- SP

  • Rosângela Gomes

    Rosângela Gomes

    Abram reclamação no site www.consumidor.gov.br que é ligado aos Procons. Funciona. Todas as vezes que fico sem internet sigo o protocolo: comunico à operadora, aguardo 24h e se não for solucionado o problema abro reclamação neste site e na ouvidoria da empresa. Rapidamente é resolvido e sou ressarcida.

  • Renato

    Renato

    também tem o detalhe que se o cliente for leigo e estiver fazendo o teste pelo Wi-Fi nunca irá bater a velocidade contratada dependendo do aparelho, se a pessoa contrata 200 ou 300 megabits por exemplo só irá bater a velocidade contratada testando conectado o computador com cabo de rede diretamente no modem da operadora, muitos reclamam de velocidade só que a maioria das reclamações é por próprio desconhecimento do cliente que testa pelo celular e wi-fi achando que vai bater velocidades maiores que 50 mb. sendo que a rede Wi-Fi 2.4 normal no máximo chega a 54mbps

  • Janilson

    Janilson

    Bom dia sou cliente da vivo a um ano e aproximadamente 3 meses atrás fique sem sinal nenhum aqui em casa liguei pra a empresa o atendente informou que está normal mais não estava e isso se repetiu por uma semana e fez uma pagar por essa semana sem sinal liguei novamente ai o atendente reconhece o erro e disse que viria descontado na próxima fatura e não veio e quando foi agora a minha fatura veio mais caro ainda que diz que pra cobra é bom mais para resaciar que é bom não tem pra encerra falaram que vai um desconto em setembro de 44.00 reais é de acreditar? Eu me arrependo de ter contratado agora era pra ter uma lei que defenderia mais o clientes tipo assim. Quando a empresa de serviço não comprir o que prometeu ser multado e indenizar o cliente porque se o cliente que contrata um serviço e quebra o contrato tem que pagar a empresa também deveria pagar também.

  • Neir

    Neir

    Lembrando que esses site (speedtest.net) não é confiável.
    Deve-se usar o teste que é homologado pela ANATEL (www.brasilbandalarga.com.br) esse sim é confiável.