Zauith pode ser condenado por deixar 600 crianças indígenas fora da escola

Retrato das escolas indígenas: falta de estrutura e superlotação, segundo Relatório Fotográfico da Escola Muni... (Divulgação/MPF)
Retrato das escolas indígenas: falta de estrutura e superlotação, segundo Relatório Fotográfico da Escola Muni... (Divulgação/MPF)

Murilo Zauith (PSB) pode ser condenado por improbidade administrativa. Na tarde desta quarta-feira (29) o MPF (Ministério Público Federal) divulgou matéria na qual informa ter ajuizado ação contra o prefeito de Dourados. Ele é acusado de “omissão na gestão da educação escolar indígena” por deixar de “600 crianças fora das salas de aula nas aldeias do município”.

Leia também:

-Prefeitura descumpre acordo e educadores retomam greve no dia 4 de novembro

-Para evitar greve, educadores tentam audiência com prefeito e não são atendidos

Conforme o órgão federa, documentos encaminhados pela própria prefeitura reconhecem a superlotação das escolas e a ausência de vagas. Até uma fala da secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi, é citada pelo MPF. “Problema que se arrasta desde há muito tempo”, teria dito ela.

Caso seja condenado, segundo o MPF, Zauith “pode ser obrigado a pagar multa civil no valor de 50 vezes o montante de sua remuneração, além da proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de 10 anos”.

“Em 2012, o Município chegou a apresentar projeto de construção de 5 salas de aula na escola indígena Tengatui Marangatu. A proposta jamais saiu do papel e jovens continuam sem acesso ao ensino”, informa a Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul.

Por esse motivo a ação ajuizada pelo MPF “pede, liminarmente, a construção imediata das 5 salas previstas para a E.M. Tengatui Marangatu e a restauração da E.M. Francisco Ibiapina”. Esta última, conforme o órgão federal, “se encontra em ruínas enquanto as crianças permanecem fora das salas de aula por ausência de vagas”.

Outro objetivo da ação é garantir “a implementação de planos de investimentos para a educação escolar indígena, com proposta de construção de novas escolas, e a condenação de Murilo Zauith por improbidade administrativa”.

Segundo o MPF, “além da falta de vagas, os estudantes que conseguem se matricular nas escolas municipais precisam ainda conviver com a precária infraestrutura” comprovada em “imagens encaminhadas pelos professores” que “retratam o abandono das escolas, com salas improvisadas, superlotadas e até alagadas em dias de chuva”.

“Para o MPF, a não adoção de medidas para solucionar a situação escolar indígena demonstra a omissão do prefeito municipal, ‘que, pelo menos desde 2012, possui ciência inequívoca da situação calamitosa e do elevado quantitativo de crianças em idade escolar fora das salas de aula em razão da superlotação, mas não faz nada’”. (Com informações do MPF)

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.