Aneel afirma que R$ 1,8 bilhão será devolvido aos consumidores até maio

  • Agência Brasil
Aneel afirma que R$ 1,8 bilhão será devolvido aos consumidores até maio

Os valores serão creditados diretamente nas contas dos consumidores nos próximos meses. Inicialmente, a Aneel considerou promover a devolução dos recursos corrigida nas contas de luz ao longo de um ano, mas, de acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, a decisão nova é por fazer uma retificação nas contas de uma vez só.

Cada consumidor vai ser impactado de forma diferente pela medida, já que a cobrança começou no ano passado em épocas diferentes para os clientes de cada distribuidora. "O valor estimado foi repassado aos processos tarifários das distribuidoras em 2016, mas os consumidores não sofrerão nenhum prejuízo, pois serão ressarcidos em 2017 com a devida remuneração (Selic) a cada reajuste ou revisão", informou a Aneel.

A devolução também será feita via conta de luz e a expectativa da agência é que isso aconteça até o final de abril. "Portanto, dependendo do período em que foi incluído na tarifa, se cobrou só proporcionalmente daquela data até a data de hoje", disse. A devolução deverá ser acompanhada de uma explicação nas contas de luz.

O posicionamento vem após notícia publicada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, na última sexta-feira (10), de que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) teria reconhecido que houve cobrança indevida nas tarifas de energia elétrica relativa a custos de encargos operacionais de Angra 3.

As indústrias atendidas pela Ligth terão reajuste maior, de 11,89%. A Light atende a 3,8 milhões de unidades consumidoras no Rio de Janeiro e outros 30 municípios na Baixada Fluminense e no Vale do Paraíba. O processo da Aneel previa que a cobrança seria devolvida na data de aniversário do reajuste de cada empresa. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.