Aposentadoria: 70% dos beneficiários do INSS ganham menos que um salário mínimo

O grande vilão é o fator previdenciário, que assalta o bolso dos aposentados

O presidente Nacional do Sindinapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), João Inocentini que esteve em Campo Grande essa semana, afirma que apenas 30% dos segurados do INSS recebem mais que um salário mínimo de benefício, avaliado em R$ 678. Para professor Jânio Batista de Macedo, que coordena o sindicato regional, o grande vilão é o fator previdenciário, que assalta o bolso dos aposentados. Representantes da Força Sindical participaram das discussões.

Inocentini destacou que a cada dia que passa, diminui o poder de compra do salário dos aposentados em Mato Grosso do Sul e no Brasil. O presidente da força Sindical do Estado, Idelmar da Mota Lima, exemplifica que o chama de ‘dura realidade’ dos aposentados brasileiros.

“Para entender bem o que esses honrados trabalhadores atravessam hoje, basta ver o caso de um dos aposentados aqui presentes. Há 8 anos ele se aposentou com o equivalente a 10 salários mínimos. Hoje seus ganhos mensais foram reduzidos pela metade em relação aos valores atuais do salário mínimo”, destaca Idelmar.

O professor Janio Batista Macedo critica veementemente o fator previdenciário, que de cara reduz em até 40% o salários dos aposentados. “Esse famigerado fator previdenciário sacrifica a vida de muitos cidadãos de bem, que merecem ter uma vida digna nesse período de aposentadoria”, ressalta.

Na plenária, os representantes analisaram que uma das conseqüências imediatas do que eles chamam de ‘extorsões’ ao bolso dos aposentados é a volta desse cidadão ao mercado de trabalho. Com isso eles ocupam vagas que deveriam estar nas mãos de novos profissionais.

Conjuntura

Segundo o Sindinapi, a insatisfação dos aposentados vem crescendo desde o início do Governo Dilma. A alegação é de que as promessas de campanha feitas em 2010 ainda não foram cumpridas e o fator previdenciário continua a corta renda de quem se aposenta. Outro ponto é a recuperação do poder aquisitivo dos aposentados, que segundo eles continua esquecido.

“A cada ano, enormes contingentes de aposentados são jogados na vala do salário mínimo. Para se ter uma idéia, o reajuste de 6,2% dessa faixa, em janeiro, sem aumento real, jogou mais de 300 mil aposentados ao rendimento do salário mínimo”, frisa Inocentini.

O presidente nacional fez questão de dizer que de forma recorrente o Governo afirma que a Previdência Social não tem dinheiro, mas retirou dela R$ 17 bilhões da contribuição obrigatória dos empresários para o INSS e deu para meia dúzia deles.

“Mesmo com a benevolência, os empresários não retribuíram a generosidade com o aumento da oferta de empregos. O dinheiro só serviu para aumentar o lucro deles. Por essas e outras, nossa entidade está em luta permanente com o Governo Federal para reverter esse quadro”, finalizou.