Atrasado pela falta de chuva, plantio do milho avançou por 71% da área em MS

Produtores rurais sul-mato-grossenses agora esperam que seja confirmada a previsão do tempo para quarta semana de março, que indica o retorno da chuva no Estado

Falta de chuva atrasa plantio do milho em Mato Grosso do Sul (Foto: André Bento)
Falta de chuva atrasa plantio do milho em Mato Grosso do Sul (Foto: André Bento)

Em consultas a sindicatos rurais e empresas de assistências técnicas dos municípios, além das informações obtidas em campo, técnicos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) apuraram que o plantio do milho alcançou 71,2% da área prevista para segunda safra em Mato Grosso do Sul. 

Leia também:
-Dourados e Itaporã colheram mais de 80% das áreas plantadas com soja

Divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária) do Estado, o mais recente boletim Casa Rural indica que aproximadamente de 1,408 milhão de hectares foram cultivados até o dia 13 de março.

Nesta safra, a entidade estima redução de 9,02% na área plantada com o milho em território sul-mato-grossense, dos 2,173 milhões de hectares no ciclo 2019/2020 para 1,977 milhão de hectares no atual.

O Siga MS apurou que “não houve volume de chuva significativa no estado nos últimos 15 dias”. “Na região centro-norte teve pancadas de chuva localizadas, consequentemente o plantio do milho safrinha se atrasou em várias regiões”.

Com pragas, doenças e plantas daninhas sob controle e com incidência dentro da normalidade para o período, os produtores rurais sul-mato-grossenses agora esperam que seja confirmada a previsão do tempo para quarta semana de março, que indica o retorno da chuva no Estado.

“Com base nas informações levantadas, De acordo com o modelo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), a previsão do tempo indica que a partir do dia 17 de março, as chuvas alcançarão a marca de no máximo 20 mm”, detalha a publicação.

Até agora, a região norte está com o plantio mais avançado, em média de 83,5%. Nela, Alcinópolis já concluiu o cultivo do cereal, enquanto Chapadão do Sul e Sonora passam de 90% da área. Camapuã, Paraíso das Águas e Rio Verde de Mato Grosso, em contraponto, ainda não passaram de 50%.

Na região sul, com 70,4%, Amambai e Coronel Sapucaia concluíram a semeadura. Aral Moreira passa de 90%, Dourados e Itaporã chegaram a 70%, e o menor índice é de Bela Vista, com 10%.

Ainda com 66,3% de média no plantio, a região centro é puxada por Rio Brilhante, com quase 90%. Sidrolândia alcançou 80%, mas Bandeirantes e Jaraguari não superaram 30%.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.