Educação financeira é responsável por redução na inadimplência do campo-grandense

Situação econômica do país seria um dois fatores da diminuição do endividamento das famílias

Educação financeira é responsável por redução na inadimplência do campo-grandense

A inadimplência do campo-grandense vem reduzindo e cada vez mais os índices baixando, no ano passado o número de inadimplentes estavam em 11,8%, já neste ano em março os números apontam para 8,7%.

De acordo com pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o endividamento aumentou 62,3%, mas o pagamento das contas em atraso diminuiu, em março de 2014 35,3% das famílias campo-grandenses estavam com contas atrasadas, já para o mesmo período deste ano os índices baixaram para 29,3%.

“Dever não é defeito, defeito é não pagar as contas”, fala o economista Thales Campos que ainda afirma que o consumidor está mais consciente na hora da compra, está mais educado financeiramente.

Ainda segundo a pesquisa em março de 2014 12,9% das famílias afirmaram que não teriam como pagar suas dívidas, contra 8,7% neste ano. Das famílias pesquisadas 47% confirmaram estar com contas em atraso, contra 52,9% estarem em dia.

A recessão econômica também seria um dos pontos para que o consumidor pensasse duas vezes antes de realizar mais compras, explica o economista. “A instabilidade econômica diminuiu a capacidade de compra das pessoas, e tem colocado um freio na economia”, fala. 

E apesar dos números mostrarem que as pessoas estão mais conscientes, de acordo com o economista, principalmente, para o comércio não seria bom “Com as pessoas comprando menos, o comércio vende menos, menos postos de trabalho são abertos. A educação financeira é boa, o que não é bom é a inadimplência  que tira o poder de compra do consumidor e diminui a venda do empresário”, explica Thales Campos.             

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.