Empresas de crédito demitiram mais de mil pessoas em MS

Movimento caiu até 30% e lucro teve recuo de 60% em algumas financeiras da Capital

  • Correio do Estado
Para não ter prejuízo muitas empresas diversificaram produtos e carteira de clientes  (Foto: Gerson Oliveira /... (Reprodução)
Para não ter prejuízo muitas empresas diversificaram produtos e carteira de clientes (Foto: Gerson Oliveira /... (Reprodução)

Nos sete primeiros meses do ano, as instituições de crédito, seguros e capitalização de Mato Grosso do Sul registraram 1.072 demissões. O saldo de empregos fechou negativo (-572), representando o pior resultado dentre os grupos do setor de serviços em 2015, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado na semana passada. Acostumados a oferecerem crédito para quem está endividado, os empresários do segmento estão buscando soluções para contornar os seus resultados negativos: queda de cerca de 60% no faturamento mensal e redução de 30% nas operações em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Os empresários reclamam de mudanças nas regras para o empréstimo, que reduziram a margem de lucro dos correspondentes bancários, e da crise financeira, que aumentou o nível de endividamento dos clientes, impossibilitando em alguns casos novos financiamentos. 

Com queda de 60% nos lucros, o  gerente de uma instituição de crédito, Cleber Franco Cristaldo, afirma que precisou enxugar o quadro de funcionários em 50% desde o início deste ano. “A gente está tendo que trabalhar mais, mas ganhando menos”, reclama. Gerente de outra unidade, Jader Souza, estima retração de mais de 50% no faturamento deste ano. “Hoje o grande problema é a comissão que as financeiras ganham dos bancos: a gente até vende bem, mas o faturamento diminuiu”, diz.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.