Frigorífico JBS dá férias coletivas na unidade de Nova Andradina

Frigorífico JBS dá férias coletivas na unidade de Nova Andradina

Na manhã desta terça-feira (07), a unidade do Frigorífico JBS em Nova Andradina determinou férias coletivas para os cerca de 430 trabalhadores que atuam na indústria. A informação é do site Nova News.

Ontem todos os trabalhadores tiraram folga, sendo que, a partir desta quarta-feira (08), os funcionários da unidade entram oficialmente em férias coletivas por 20 dias, porém, o período pode ser prorrogado por mais 10 dias, totalizando um mês de férias.

A documentação referente às férias coletivas já teria sido protocolada junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Nova Andradina e Região (STIANA), que representa, de forma legítima, os interesses dos trabalhadores, tanto do JBS, quanto de outras empresas do ramo alimentício no Vale do Ivinhema.

O JBS, que assumiu a planta frigorífica deixada pelo extinto Frigorífico Independência, localizada às margens da MS-276, na saída para a cidade de Ivinhema, atua em Nova Andradina desde 2012. A informação sobre as férias coletivas gera clima de insegurança entre as pessoas que dependem da indústria para garantir o sustento de suas famílias.

Nos últimos dias, o Nova News manteve contato com a unidade local do JBS, onde obteve a informação de que dados sobre a empresa somente poderiam partir da matriz. Em contato com o JBS do estado de São Paulo, a redação foi informada sobre o número de telefone da assessoria de imprensa do Grupo JBS.

O contato foi feito, porém a ligação caiu na secretária eletrônica, onde um recado foi deixado, porém, até o fechamento da matéria, não houve retorno. Um e-mail também foi enviado pelo site para a empresa, mas, a exemplo do telefonema, o Nova News não recebeu nenhuma manifestação por parte do grupo.

Falta de matéria-prima

Em recente publicação do site Valor Econômico, a empresa teria dito que as dificuldades enfrentadas por outros frigoríficos do Estado também afetam o JBS que, diante da suposta escassez de bois, teria reduzido em 12% os abates em Mato Grosso do Sul.

Acertos do Minerva

Ainda no contexto da crise no setor frigorífico, a redação apurou que a partir desta quarta-feira (08), os funcionários demitidos pelo Minerva Foods, que fechou as portas no dia 1 em Batayporã, já devem comparecer no STIANA para realizar os procedimentos alusivos aos seus acertos trabalhistas.    

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.