Novo reajuste da conta de energia em MS será definido na 3ª feira

  • CampoGrandeNews
Novo reajuste da conta de energia em MS será definido na 3ª feira

A Aneel (Agência Nacional de Energia) vai definir na próxima terça-feira, dia 7, o reajuste para consumidores da Energisa, que atende 74 municípios em Mato Grosso do Sul. A expectativa é que aumento seja de 6% e passe a vigorar a partir de 8 de abril.

No mês passado, a agência aprovou a revisão extraordinária para 58 distribuidoras de energia do País, o que já resultou em aumento de 27,9% para os consumidores do Estado.

O alongamento dos empréstimos feitos por concessionárias, um dos pleitos centrais do Concen (Conselho de Consumidores da Energisa MS), possibilitará um índice de reajuste na tarifa 50% menor que o estimado anteriormente.

No dia 24 de março, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, informou que o impacto dos empréstimos que as distribuidoras de energia obtiveram no mercado para cobrir os gastos com o uso das termelétricas deverá ser reduzido pela metade com o aumento do prazo para o pagamento da dívida.

O prazo aumentou de 24 para 54 meses. Desta forma, o peso sobre as tarifas neste ano, que seria de cerca de 12 pontos percentuais, ficará entre cinco e seis pontos percentuais.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.