Com no máximo cinco anos de vida, coordenador dos Panthers luta por 1º título e contra o câncer

Bruce DeHaven esteve com os Bills em quatro Super Bowls e tenta o primeiro título (CAROLINA PANTHERS)
Bruce DeHaven esteve com os Bills em quatro Super Bowls e tenta o primeiro título (CAROLINA PANTHERS)

O Carolina Panthers chega ao Segundo Super Bowl de sua história e busca o primeiro título. Para o coordenador dos times especiais, Bruce DeHaven, a história é um pouco parecida, exceto que esta é sua quinta decisão da NFL.

DeHaven estava na mesma função no Buffalo Bills na sequência de quatro vice-campeonatos seguidos, entre 1991 e 1994. Mas o Super Bowl 50 tem um toque especial.

Na última primavera americana, Bruce DeHaven recebeu um diagnóstico de um câncer de próstata em estágio avançado, algo que lhe dá a expectativa de vida entre três e cinco anos apenas. Aos 67 anos, ele se preparou para a aposentadoria forçada, mas recebeu o aval para seguir trabalhando e comemora a oportunidade de disputar mais um Super Bowl.

"Eu acordo de manhã e digo: ‘Rapaz, muito obrigado por me permitir fazer isto mais uma vez. Isto é divertido demais", disse o coordenador na Opening Night, realizada na última segunda-feira.

Assim que soube de seu estado de saúde, DeHaven decidiu que queria continuar trabalhando. Ele contou que apenas sua esposa precisou ser convencida sobre a decisão, tendo recebido apoio imediato de seus filhos e dos médicos.

Apesar de ser receptivo com a imprensa, Bruce prefere não entrar em detalhes sobre seu estado de saúde. A preocupação é apenas com sua esposa e seus filhos. "Eles não precisam ouvir o pai falando sobre estar doente. Eles me veem, e eu estou bem. Isso é o que eles precisam ver", comentou.

A vontade de seguir na ativa é tamanha que ele organizou a agenda de seu tratamento levando em consideração o calendário do time. Durante a pré-temporada, ele não perdeu um treino sequer. Todos os meses, DeHaven viaja para Buffalo, no estado de Nova York, para seguir o tratamento, mas tem o total apoio dos Panthers, inclusive de Jerry Richardson, proprietário do time, que lhe prometeu ceder tudo o que fosse necessário.

Neste domingo, Bruce DeHaven espera que sua história e a dos Panthers terminem diferente no Super Bowl 50. Força de vontade, pelo menos, não parece faltar para a equipe da Carolina do Norte.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.