Contrato de Suárez com o Barcelona terá 'cláusula anti-mordida'

Contrato de Suárez com o Barcelona terá 'cláusula anti-mordida'

O uruguaio Luis Suárez chega ao Barcelona com um currículo cheio de gols, mas também repleto de polêmicas - incluindo pelo menos dois casos de racismo e três de mordidas em adversários, a última no italiano Giorgio Chiellini, na Copa do Mundo do Brasil.

E, para evitar ter sua imagem vinculada a novos incidentes, o Barcelona preparou para seu novo camisa 9 um contrato com uma cláusula especial que prevê duras sanções - multa, suspensão e até rescisão do acordo - no caso da repetição dos atos de indisciplina.

A "cláusula anti-mordida" tem por objetivo evitar que o clube seja prejudicado em caso de reincidência. Ela foi a forma encontrada pela ala que defendia a contratação do uruguaio para convencer os que eram opositores da ideia.

O item racismo também é citado no contrato do uruguaio, mas não é exclusivo do acordo dele. Nos últimos anos, o Barcelona tem incluído uma cláusula anti-racismo em todos os seus documentos; o primeiro jogador que assinou um contrato nesses moldes foi o atacante David Villa.

A preocupação com o comportamento do uruguaio ficou evidente há duas semanas, quando ele - durante o início das negociações com o Barcelona - pediu desculpas ao italiano Chiellini por sua atitude. Nos dias seguintes, tanto o presidente Josep Maria Bartomeu quanto o diretor de futebol Andoni Zubizarreta elogiaram a atitude, usando palavras como "honra" e "exemplo".

Suárez, a princípio, só poderá estrear pelo clube catalão em 25 de outubro, justamente devido a uma punição da Fifa. Ele pegou 9 jogos de suspensão pela seleção uruguaia além de 4 meses afastado de qualquer atividade futebolística, inclusive treinamentos.

O Barcelona ainda tentará reduzir a punição de Suárez no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), nas próximas semanas. Nos bastidores do clube o clima é de otimismo. A ideia é que ele seja liberado, pelo menos, para poder treinar; a alegação dos advogados do clube deve ser a de que o jogador está impedido de exercer sua profissão.

Suárez chegara a Barcelona na terça-feira e, na quarta, passará pela tradicional maratona de apresentação - assinatura de contrato, sessão de fotos no Camp Nou e entrevista coletiva - já vestindo a camisa 9 do clube catalão.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.