Há exatos 25 anos, Tyson era derrotado pela 1ª vez na maior zebra da história do boxe (assista)

Mike Tyson caiu pela primeira vez em sua carreira (Getty Images)
Mike Tyson caiu pela primeira vez em sua carreira (Getty Images)

11 de fevereiro de 1990. Essa data ficou marcada na história do esporte mundial. Isso porque, como todos os grandes que dominaram suas modalidades um dia caíram, essa foi a data em que Mike Tyson viu a primeira derrota de sua carreira em 38 lutas disputadas.

O embate aconteceu em Tóquio, no Japão. Tyson tinha apenas 23 anos e já tinha nove defesas de cinturão dos pesos pesados à época. O que dava a ele currículo suficiente para ser considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos.

Do outro lado do ringue estava Buster Douglas, norte-americano de 29 anos, que à época tinha um cartel respeitável de 29 vitórias, 4 derrotas e uma luta sem resultado, mas passava longe do pensamento de qualquer um que ele pudesse desafiar Tyson. "Ele vai surpreender a todos se sobreviver a todos os rounds", disse o narrador da transmissão oficial da luta nos Estados Unidos, feita pelo canal HBO.

Douglas havia disputado um cinturão pela última vez em 1987 e perdeu por nocaute técnico no décimo round. Para Tyson, que havia lutado além de 7 rounds apenas uma vez em sua carreira à época, e boa parte do mundo, essa era apenas uma luta preparatória antes de enfrentar Evander Holyfield na disputa pelo cinturão.

Não bastasse a inferioridade técnica em teoria, Buster Douglas lidou com sérios problemas pessoais antes da luta. Sua mãe havia morrido 23 dias antes, sua esposa estava com uma doença no rim, e o próprio lutador estava gripado no dia anterior.

No ringue, a história foi outra. Desde os primeiros rounds, Douglas se impôs e deu trabalho a Mike Tyson como nunca ninguém havia conseguido antes.

Nos dois primeiros rounds, Buster Douglas acertou 52 golpes contra apenas 16 de Tyson, conhecido por uma agressividade feroz. O multicampeão até ficou com o olho esquerdo inchado nos rounds intermediários.

Mike Tyson se recuperou e chegou a levar Douglas ao chão com um upper de direita, fazendo o juiz abrir contagem da luta. Mas o desafiante se levantou.

O início do fim para Mike Tyson veio no nono round. Buster Douglas acertou uma boa sequência de golpes e mandou o campeão para as cordas, ficando perto de derrubá-lo.

Com pouco menos de 2 minutos para o fim do 10º round, Buster Douglas acertou uma sequência de uppers que fez Mike Tyson ir a knockdown pela primeira vez em sua carreira. O juiz abriu contagem, Tyson tentou se levantar, mas não tinha condições.

Por nocaute, Tyson sentiu o gosto da derrota pela primeira vez em sua carreira, e a luta entraria para a história como possivelmente a maior zebra do boxe.

Buster Douglas vivera o auge de sua carreira como o homem que venceu Mike Tyson no auge. Em outubro daquele ano, Douglas perdeu o cinturão para Evander Holyfield, que rivalizaria com Tyson de forma épica anos depois, após apenas três rounds. Ele se aposentou em 1999.

Mike Tyson ainda teve mais quatro lutas depois dessa antes de ir para a cadeia por quatro anos acusado de estupro. Ele deu a volta por cima em 1996, ganhando os títulos mundiais da WBC e WBA, mostrando lampejos do auge de sua carreira.

No fim daquele ano, perderia novamente o cinturão para Evander Holyfield. No ano seguinte, viria a famosa revanche da mordida na orelha, onde Mike Tyson foi desclassificado. Tyson teve uma última chance de cinturão em 2002, mas perdera para Lennox Lewis. Ele se aposentou em 2005, mas as polêmicas ainda assombram sua vida pós-boxe.

Assista:

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.