Abertura de firmas cai 22% e tem pior resultado em 9 anos

  • Correio do Estado
Abertura de firmas cai 22% e tem pior resultado em 9 anos

Mato Grosso do Sul teve 480 empresas abertas em outubro, montante 22% menor que no mesmo mês do ano passado. Este é o mais baixo número para outubro nos últimos nove anos, de acordo com estatísticas da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).

Em relação ao mês de setembro, quando houve o registro de 638 aberturas de empresas, a queda foi de 24,7%, confirmando uma tendência que permanece desde o início do segundo semestre, segundo o presidente da Jucems, Wagner Bertolli – o brasileiro, e em consequência o sul-mato-grossense, prossegue sem confiança no cenário econômico-financeiro do País, e essa percepção interfere também no ritmo de abertura de empresas.

“A expectativa da população de negócios não é boa. Tivemos a Copa do Mundo, quando os negócios pararam; as eleições, em que fica-se numa espécie de espera das soluções políticas que serão apresentadas; e agora vamos ter todas essas expectativas para o fim de ano e início de 2015. Há um indicativo por parte do Estado e do município que haverá pagamento de salários, e isso gera uma expectativa positiva, mas quando há aumento nos combustíveis, na energia elétrica, nas tarifas de ônibus e no IPTU, tudo isso impacta no fim do mês”, avalia.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.