Campanha contra sarampo e pólio vacina mais de 93% das crianças em MS

  • Assessoria /Subcom
Foto: Miva Filho
Foto: Miva Filho

Mato Grosso do Sul vacinou 93% das crianças de 1 a 5 anos durante a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Dos 79 municípios, 63 superaram a meta de vacinação de 95%. Por determinação do Ministério da Saúde, Campo Grande e mais 15 municípios que não atingiram a meta continuam com a campanha até 14 de setembro.

No Estado foram aplicados 147.597 doses da vacina contra a pólio, ou seja, 93,37% de cobertura vacinal e 147.013 doses da vacina contra o Sarampo, o que equivale a 93,00%. A capital sul-mato-grossense atingiu 80,83% da meta e Dourados alcançou 94,49%.

Além de Campo Grande e Dourados, os outros municípios que prorrogaram a campanha nacional até o dia 14 de setembro são: Água Clara, Anastácio, Aquidauana, Brasilândia, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Jaraguari, Jateí, Naviraí, Nioaque, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo e Terenos.

A Campanha de Vacinação teve início em 6 de agosto. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a vacina oral poliomielite (VOP0) aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Até ontem (3), 88% das crianças receberam as vacinas contra a pólio e o sarampo em todo o País.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribuiu 257.700 doses da vacina contra a Poliomielite e 206.010 doses da Tríplice Viral. As doses das vacinas já foram entregues para todos as regionais e para micro de Campo Grande. Também foram disponibilizadas seringas e agulhas para a vacina tríplice viral num percentual de 100% da população de cada município.

O objetivo da campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a paralisia infantil nos municípios e evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite. Em 2017, Mato Grosso do Sul conseguiu 88% de cobertura vacinal.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.