Defensoria consegue liminar e durante recesso forense garante cirurgia de R$ 119 mil a assistida que sofria de coxartrose

  • Assessoria/Defensoria Pública MS
Imagem ilustrativa/Foto: Defensoria Pública MS
Imagem ilustrativa/Foto: Defensoria Pública MS

A Defensoria Pública de MS conseguiu liminar para realização de uma artoplastia de R$ 119 mil e efetivou seu cumprimento durante o recesso forense. Diagnosticada com coxartrose, a assistida Loides Ribeiro, de 64 anos, agendou atendimento via Plataforma Virtual após adquirir dores crônicas e restrição na mobilidade.

Conforme o defensor público Cássio Sanches Barbi, titular da comarca de Nova Alvorada do Sul, o avanço da doença causou o comprometimento articular do quadril direito e, por esta razão, a assistida necessitava com urgência da artroplastia total do quadril com uso de prótese.

“Oficiamos a Secretaria Municipal de Saúde e em uma consulta com especialista pela Caravana do Mutirão da Ortopedia, a urgência se confirmou. Dessa forma, pedimos a concessão da tutela de urgência”, pontuou o defensor.

Com parecer favorável do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Tribunal de Justiça de MS, o pedido foi deferido e a assistida passou pelo procedimento cirúrgico no último dia 28 de dezembro de 2021. Entre o deferimento da liminar e a realização da cirurgia, a espera foi de apenas 35 dias.

Em casa se recuperando, Loides afirma que se surpreendeu com a rapidez do caso.

“Estava sofrendo com dores há quatro anos e fiquei surpresa com a agilidade da Defensoria Pública. Eu nem esperava fazer a cirurgia no mesmo ano. Agendamos o atendimento pela Plataforma Virtual e, logo depois de irmos à unidade, a Secretaria de Saúde entrou em contato em dezembro mesmo. O médico disse que a recuperação vai demorar uns 90 dias, mas eu já estou me locomovendo com a ajuda do andador. Estamos muito felizes também atenciosidade do defensor, desde o primeiro contato”, agradeceu a assistida.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.