Em MS, mais de duas mil mulheres sofreram violência neste ano

O número pode ser ainda maior porque muitas vítimas não fazem a denúncia.

  • Karol Chicoski
No Brasil, No Brasil, no mesmo período, já foram contabilizadas 42 mil denúncias de violência contra a mulher - Foto: Pixabay
No Brasil, No Brasil, no mesmo período, já foram contabilizadas 42 mil denúncias de violência contra a mulher - Foto: Pixabay

Desde o início do ano, 2.062 mulheres sofreram violência em Mato Grosso do Sul, de acordo com informações do Sistema de Notificação e Agravos de Notificação (Sinan). O número pode ser ainda maior porque muitas vítimas não fazem a denúncia. 

O total de mulheres agredidas fisicamente alcança 1.381 casos. Violência sexual, são 245 vítimas. Já aquelas que sofreram violência psicológica somam 414, e 22 que sofreram agressão financeira.

No Brasil, no mesmo período, já foram contabilizadas 42 mil denúncias de violência contra a mulher, conforme informou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves na quarta-feira (7). 

As denúncias podem ser feitas por meio do 180 ou, em casos de emergência, no 190. A Central funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil.

Leia também:
“Devemos conscientizar sobre a violência doméstica desde a infância”, diz Marçal Filho

AGOSTO LILÁS

Neste mês é celebrado ‘Agosto Lilás’, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a campanha tem ações que vão da conscientização à denúncia. Despertar na sociedade quão importante é ter uma mobilização para coibir todas as formas de violência contra a mulher.

O ‘Agosto Lilás A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que está completando 13 anos. Um dos motes do “Agosto Lilás” é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.