Enchente, calor e até miniestiagem vão marcar 88 dias de Verão em MS

  • Campo Grande News
Criança brinca em Campo Grande, que terá chuva forte na nova estação (Alcides Neto)
Criança brinca em Campo Grande, que terá chuva forte na nova estação (Alcides Neto)

Chuva, calor e até uma miniestiagem devem marcar os 88 dias, 23 horas e 42 minutos do Verão em Mato Grosso do Sul. A nova estação começa a partir das 19h03 de 21 de dezembro.

De acordo com o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão Filho, a estação tem o regime de chuvas mais alto do ano. As temperaturas serão elevadas na maior parte do Estado, mas com maior intensidade nas regiões Oeste e Norte.

Conforme o prognóstico de Verão, em janeiro podem ocorrer enchentes, chuvas fortes e ventos nas regiões Sudoeste (Porto Murtinho e Bela Vista), Central (Campo Grande e Sidrolândia) e Sudeste (Ivinhema e Novo Horizonte do Sul). Também pode acontecer queda de granizo, principalmente nas regiões Centro e Sul.

Em geral, as chuvas se tornam mais espaçadas em meados de março, próximo do Outono. A meteorologia alerta que pode acontecer um período de miniestiagem, com duração de até 8 dias no fim de janeiro. A mudança no regime de chuva tem impacto na agricultura.

Calor – As temperaturas devem atingir valores acima dos 33ºC, mas abaixo dos 36ºC. O fato de os dias serem maiores que as noites ocasiona a forte radiação solar. Segundo o meteorologista, os raios mais verticais de sol estão no hemisfério sul e tendem a passar pelo Estado com concentração máxima e mais nocivos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.