Escritora de MS lança livro sobre problemas na adolescência

A narração conta a história da personagem Diana, uma linda menina que mora na periferia

  • Midiamax

Já conhecida pela sensibilidade para escrever sobre as temáticas ligadas à infância e à juventude, Ariadne Cantú lança mais uma obra: “Mãos ao Alto! Passa o Boné!”. No livro, a autora aborda a problemática social para despertar uma reflexão na sociedade sobre os temas violência e conduta antissocial.

A narração conta a história da personagem Diana, uma linda menina que mora na periferia e tem dificuldades financeiras, sofre com a falta de carinho da mãe e acaba conhecendo o mundo do crime.

“Acompanhei muitas ‘Dianas’ na vida real, na minha vivência na área da infância e juventude e, portanto, a história é cheia de realismo. Diana é uma menina pobre que sonha em ter uma vida melhor para si e sua família e vive conflitos familiares típicos de sua idade. Para se proteger, usa a violência como instrumento e acaba se dando mal. No meio do trajeto existem tramas familiares que abordam situações reais criadas pelo desespero, por dificuldades econômicas e desagregação familiar”.

Segundo a autora, a linguagem da obra é informal para que os jovens se identifiquem com o texto. “A linguagem do livro é a usada pelos adolescentes. Usando as palavras da revisora principal da obra, a professora Matilde Nantes, ‘o adolescente não coloca palavras na prateleira’. Ele as cria e constrói no seu universo e seu universo sempre terá de ter sonho e esperança. Mas na vida real nem sempre as vivências se realizam em sonhos bons, às vezes acabam em pesadelos, como os vividos por Diana no livro”, destaca Ariadne Cantú.

A autora

Procuradora de Justiça, Ariadne é uma pessoa envolvida com os problemas sociais e educacionais. Justamente por isso a preocupação em provocar no leitor uma proposta de mudança e esperança.

Defensora do incentivo à leitura, Ariadne é autora de muitos outros livros, dentre eles: “Enquanto Mamãe não Vem”, “Planeta dos Carecas”, “30 Dias”, “Garatujas” e “O Barato das Baratas”.

“Acho que a leitura proporciona uma reflexão que sempre aponta um caminho e este caminho pode ter muitas direções. No caso do livro, pretende provocar uma reflexão sobre todas as nuances que envolvem a vida do adolescente exposto a certas situações de violação de direitos, como os familiares, sociais e econômicos”, reflete.

Serviço

O lançamento do livro “Mãos ao Alto! Passa o boné!”, da escritora Ariadne Cantú acontece hoje (23), às 19h30, no Marco (Museu de Arte Contemporânea).