Estado diz que projeto de revitalização da Avenida Coronel Ponciano passa por atualização orçamentária

  • Redação com Governo MS
Foto: Divulgação/GovernoMS
Foto: Divulgação/GovernoMS

O Governo do Estado dá prosseguimento ao projeto de revitalizar uma das principais avenidas de Dourados, Coronel Ponciano. Nesta semana, houve a necessidade de revogar a licitação para fins de atualização de preço.

A medida se fez necessária diante do atual cenário macroeconômico nacional, com isso houve necessidade de uma atualização orçamentária na previsão de investimentos para as obras de ‘pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, restauração funcional do pavimento e ciclovia na Rua Coronel Ponciano Matos Pereira entre a Avenida Marcelino Pires e a BR-163’.

De acordo com a Agência Estadual de Gestão em Empreendimentos (Agesul), um novo edital será publicado em breve para dar seguimento ao projeto que vai proporcionar melhorias na infraestrutura da via. O planejamento é implantar asfalto novo, duplicar e instalar uma ciclofaixa, na avenida.

A revogação é um instrumento necessário para que haja garantia do equilíbrio econômico-financeiro do contrato a ser firmado. Em tempo, todas as melhorias já previstas para a região serão mantidas na assinatura da ordem de serviço, tão logo todo processo licitatório esteja concluído.

Redução de acidentes

Considerada uma das avenidas mais perigosas de Dourados, a revitalização e duplicação da Coronel Ponciano deverá reduzir em 50% o número de acidentes. A estimativa é da diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran), Mariana Neto, responsável pela elaboração do projeto.

Com mais de 30 acessos a bairros populosos, a avenida conta com prédios públicos como UPA, Prefeitura, Detran e DOF, o que justifica o fluxo intenso de veículos. Levantamento do Corpo de Bombeiros aponta que a via registrou mais de 500 acidentes nos últimos 10 anos. A maioria deles (352) foram colisões, seguido de queda de moto (90).

Trechos a serem duplicados

A duplicação da via será da BR-163 até a rua Palmeiras, imediações do cemitério Municipal, trecho de aproximadamente 2,7 km. Da rua Palmeiras até a avenida Marcelino Pires, percurso de 1,5km, será feita revitalização, pois não há espaço para duas pistas.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.