Estudo sobre a Janssen na região de fronteira confirmação redução de 90% em óbitos

  • Assessoria/Governo de MS
Foto: Saul Schramm
Foto: Saul Schramm

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o pesquisador da Fiocruz, Julio Croda, divulgou o pré-estudo sobre a eficácia da vacina Janssen contra a Covid-19. Ao todo, foram analisados 11.817 testes de RT-PCR colhidos nos 13 municípios de fronteira do Estado contemplados com o imunizante enviado pelo Ministério da Saúde. Na preliminar, o estudo apontou que 28 dias após a aplicação da dose única da Janssen, a vacina se mostrou 50,9% eficaz na prevenção de dois sintomas de Covid-19.

O estudo ainda mostra que a vacina foi eficaz na proteção para hospitalização de 72.9% e responsável pela redução de óbito em 90.5%. A média de idade dos participantes foi de 37 anos e 2.308 (20%) dos indivíduos são maiores ou iguais a 50 anos e quase dois terços da população se denominou como da raça parda.

Responsável pelo estudo, o pesquisador Julio Croda lembra que o objetivo era estimar a efetividade de um regime de uma dose da Janssen na redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos por Covid-19 no contexto das novas variantes. 

O Estudo

Considerado o maior estudo de vacinação em massa do país, a Secretaria de Estado de Saúde informa que mais de 100 mil pessoas foram imunizadas com a vacina da Janssen, contra a Covid-19, nos 13 municípios da região de fronteira em Mato Grosso do Sul.

Os índices nestes municípios se elevaram a partir da aplicação da vacina da Janssen. Os municípios participantes foram Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário. Veja o estudo clicando aqui.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.