Festival América do Sul traz Erasmo Carlos, Paulinho da Viola, Fundo de Quintal e Maria Gadu

  • Assessoria

Corumbá vai receber com a tradicional mistura de ritmos, sons e cores o 11º Festival América do Sul, o festival da diversidade cultural sul-americana, que por cinco dias reúne nomes consagrados e artistas que o público descobre e aprende a admirar. Lançada na noite de segunda-feira (31) no Sesc Corumbá, a edição 2014 do FAS – de 30 de abril a 4 de maio - traz como atrações principais da música em cada noite os brasileiríssimos Erasmo Carlos, Fundo de Quintal, Paulinho da Viola, Maria Gadu e Afroreggae. Nomes para muitos ainda novos no cenário nacional, mas já de reconhecido talento também sobem ao palco da Cidade Branca, como Filipe Catto.

Artistas de destaque em outros países do continente completam a programação musical, como Los Masis (Bolívia), Dante Ledesma (Argentina), Ana Prada (Uruguai) e Lizandro Aristimuño (Argentina). Entre as bandas e cantores regionais, shows de Tonico da Viola, Haiwanna e Forrozen.

A programação traz, ainda, dança, teatro, literatura, cinema, três exposições de artes plásticas, artesanato, palestras e atividades paralelas – incluindo oficinas, entre elas a de percussão, com o Afroreggae; intervenções urbanas e registros audiovisuais (skate, grafite, arte de rua). E uma novidade: o Sarau/Bate-Papo com música, que terá como atrações Paulinho Moska (com o tema A música da América do Sul) e Cia Ódoborogodó com Roberta Valente (A História do Chorinho).

Locais

Na Praça Generoso Ponce estarão alguns dos principais locais de apresentação: O Palco das Américas, o Palco Brasil, o Pavilhão das Artes Sul-Americanas, Salas dos Países e também os estandes dos homenageados - neste ano, o compositor, instrumentista e intérprete Aurélio Miranda, o historiador e poeta argentino Horácio Ferrer, e o escritor modernista Lobivar Barros de Matos (em memória).

O Moinho Cultural vai abrigar o tradicional Quebra-Torto com Letras e as oficinas e palestras. No Sesc Corumbá, o público poderá conferir as atrações de cinema, exposições de artes e palestras. Dança e teatro de rua terão vez no Palco Pantanal.