Idoso está na UTI após cair em buraco aberto pela Sanesul no interior de MS

Segundo a família a empresa não teria prestado nenhum tipo de ajuda

  • MidiaMax

O aposentado Pedro Luiz de Souza, de 72 anos, está internado há 25 dias no Hospital Universitário, na Capital, após cair em um buraco aberto pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). A família acusa a estatal de descaso com a sinalização, e a empresa rebate, dizendo que foi feita a demarcação do local e que o idoso estaria bêbado no momento da queda.

O acidente aconteceu no último dia 30 de julho na cidade de Coxim, distante a 243 km da Campo Grande. Quando o idoso seguia de bicicleta pela Rua Manoel Mariano, caiu numa cratera, de aproximadamente dois metros de profundidade, aberta pela Sanesul.

Uma moradora ouviu os gritos de socorro e acionou o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que retiraram o idoso do buraco e o encaminharam para o Hospital Regional do município, onde recebeu o atendimento e foi liberado para sua casa.

Após voltar sentir fortes dores e um dos seus filhos resolveu trazê-lo para o Hospital Regional Rosa Pedrossian para ser atendido. A equipe médica efetuou exames de raio-x e descobriu a clavícula quebrada e cinco costelas fraturadas, sendo que uma delas perfurou o pulmão do aposentado. Segundo os familiares o estado de saúde do idos é grave e está internado na UTI (unidade de Tratamento Intensivo).

A família está revoltada e acusa a Sanesul de descaso. Segundo eles, a empresa não teria prestado nenhum tipo de ajuda. Conforme uma das filhas, Maria das Graças de Souza, de 43 anos, a empresa liga para saber como está o estado de saúde do idoso, mas até o momento não ofereceu nenhuma ajuda em dinheiro para custear as despesas que a família está tendo.

Para a filha, o pai só conseguiu atendimento rápido por causa de vários clientes médicos que se prontificaram em ajudar. Para ela, apesar do pai receber todo o tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), os gastos são grandes.

“Eles me ligam sempre, mas nunca ofereceram dinheiro para ajudar as custear com outros gastos que estamos tendo, eu preciso ir três vezes ao dia visitá-lo e com isso o gasto está grande”, reclama.

Para Maria das Graças o estado de saúde é grave por ele ter perdido muito sangue e está prevista outra outra cirurgia hoje, caso ele melhore. A filha disse que o caso já está com um advogado e não descarta pedir indenização. “No momento não quero falar disso, mas o nosso advogado está tomando as devidas providências”, conclui.

Conforme o gerente regional da Sanesul em Coxim, Leocir Teixeira Miranda não é verdade que a empresa tenha se negado a ajudar o idoso. Mesmo porque foram tomadas todas as medidas de segurança e quem invadiu a pista foi o aposentado.

Para Leocir, segundo relato da família, o primeiro erro foi do hospital que fez o primeiro atendimento e não fez os exames necessários para saber a gravidade do acidente e o liberaram. O gerente também nega que a empresa se recusa em ajudá-lo e que liga sempre para a filha para saber se estão precisando de alguma ajuda.

"Várias vezes falei com a Maria das Graças e nunca ela me pediu nada, sempre deixei claro que a empresa estava à disposição para o que fosse necessário”, alega Leocir.

Segundo o gerente, caso a família entre com a ação, a Sanesul vai entrar com recurso mostrando as fotos que provam que foram feitas as devidas sinalizações e também mostrar o boletim de ocorrência do Corpo de Bombeiros em que consta que o idoso estava embriagado.