Inscrições para o curso Projeto Dar a Luz estão abertas até o dia 28

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

Até o dia 28 de maio estão abertas as inscrições para o curso a distância “Projeto Dar a Luz”, oferecido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ), em parceria com a Escola Judicial (Ejud-MS). Os interessados podem se inscrever pelo link  https://ejud.tjms.jus.br/curso-dar-a-luz.

A ação educativa pretende formar profissionais das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça e da rede de saúde dos municípios de MS para acolhimento e atendimento adequado a mulheres que manifestam o desejo de entregar seus filhos em adoção, de forma consciente.

O projeto objetiva reduzir o abandono de recém-nascidos e proporciona, tanto para a criança quanto para a mãe, um atendimento adequado. O Projeto Dar a Luz foi lançado no dia 5 de setembro de 2011, na Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande.

Idealizada pela juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara, a proposta oferece um serviço de acolhimento, apoio e orientação às mulheres/mães que desejam entregar seus filhos em adoção, favorecendo a reflexão sobre o processo de decisão e sobre a importância da entrega responsável.

Com postura e visão de uma magistrada de vanguarda, a juíza explicou que a ideia surgiu diante da grande quantidade de mulheres que abandonam seus filhos ou procuram desconhecidos para assumirem sua criação, por não saberem que entregar um filho à adoção não é crime.

Pela proposta, a gestante terá um espaço na vara onde será ouvida por uma psicóloga e uma assistente social, receberá orientação sobre como conduzir com responsabilidade a gestação, as implicações de sua decisão, além de orientações sobre como agir diante de eventuais assédios para entregar de forma ilegal a criança.

Importante ressaltar que não é crime dar o filho para adoção. Crime de abandono de incapaz é deixá-los na rodoviária, em portas de residências alheias, em terrenos baldios ou abortar. Mais informações sobre o Projeto Dar a Luz podem ser obtidas na CIJ pelo telefone 3317-8685.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.