Mato Grosso do Sul tem 25 profissionais na primeira seleção do Programa Mais Médicos

Da Região Centro-Oeste, MS é o segundo com o maior número de profissionais

  • MidiaMax

O Programa Mais médicos do Governo Federal designou 25 profissionais para Mato Grosso do Sul na primeira etapa do programa, de acordo com o balanço do primeiro mês de inscrições divulgado nesta quarta-feira. Serão beneficiados cinco municípios que ainda não foram especificados no primeiro comunicado do Ministério da Saúde. Destes 25 médicos, 12 são brasileiros e 13 estrangeiros.

Da Região Centro-Oeste, MS é o segundo com o maior número de profissionais. O líder é Goiás, com 103 médicos, sendo 79 brasileiros e 24 estrangeiros. Distrito Federal e Mato Grosso estão com o mesmo número (15). No DF, todos são brasileiros enquanto em Mato Grosso, nove (9) são brasileiros e seis (6) estrangeiros.

O primeiro mês de seleção do programa Mais Médicos foi encerrado na última terça-feira (13) com a confirmação da participação de 1.618 profissionais, que atuarão em 579 municípios e 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Este grupo, que contempla 1.096 médicos que já atuam no Brasil (938 profissionais com diplomas do Brasil que já haviam homologado sua participação e 158 que confirmaram sua atuação até segunda-feira), 358 estrangeiros e 164 brasileiros graduados no exterior, atenderá cerca de 6,5 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ao fecharmos esta etapa, chama a atenção o aumento do número de municípios contemplados, sobretudo o deslocamento para o interior e região de fronteira, que passarão a ser ocupadas com a entrada dos médicos estrangeiros”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o Ministério da Saúde continuará estimulando a ida de médicos brasileiros para regiões carentes.

Para continuar estimulando o preenchimento destes postos, o Ministério da Saúde abre inscrições para a segunda seleção mensal para médicos brasileiros e estrangeiros na próxima segunda-feira (19). Também será permitida a entrada de novos municípios no programa. “O fluxo para os médicos será contínuo, e já sabemos do interesse de médicos brasileiros que se formaram agora em julho. Continuaremos ampliando o número de médicos nas regiões onde mais precisam”, pontuou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.