Na primeira ação do ano, Van dos Direitos da Defensoria realiza sonho em Bandeirantes: converter união estável em casamento

Na primeira ação do ano da Van dos Direitos, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou o sonho de diversos casais de Bandeirantes em converter a união estável em casamento.
O atendimento móvel foi realizado no sábado (26), na praça Tenente Germiniano Ribeiro, no Jardim Santa Madalena.
Conforme a defensora pública de Segunda Instância adida ao gabinete, Renata Gomes Bernardes Leal, a demanda foi uma das mais expressivas do mutirão.
Defensora pública de Segunda Instância adida ao gabinete, Renata Gomes Bernardes Leal em atendimento na Van dos Direitos.
“Além disso, recebemos diversos pedidos de encaminhamentos para segunda via de documentos pessoais, questões relacionadas a instituições bancárias e prestamos orientações jurídicas principalmente na área da família”, detalhou a defensora pública.
O atendimento móvel da Van dos Direitos tem como objetivo alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade que não têm condições de se deslocar até uma unidade da Defensoria, como: pessoas em situação de ruas, comunidades ribeirinhas, quilombolas, regiões periféricas e indígenas de todo o Estado.
Participaram do atendimento, o defensor público titular da comarca, Alberto Oksman; a defensora pública adida ao gabinete, Valdirene Gaetani Faria e o defensor público Marcelo Marinho da Silva.
Defensora pública adida ao gabinete, Valdirene Gaetani Faria em atendimento a casal que buscava a conversão da união estável em casamento.
Sonho
Elisangela Galdino, 39 anos, foi uma das assistidas que buscou atendimento na ação da Van dos Direitos para realizar o sonho de converter a união estável em casamento.
“Há mais de um ano que estamos morando juntos e oficializar a união sempre foi um desejo de ambos. Quando soube da ação não pensei duas vezes em buscar orientação por meio da Justiça gratuita. Além disso, também aproveitei para solicitar o registro da criançada lá de casa. Foi uma benção e o atendimento nota mil”, disse.
Agenda
Nesta quarta-feira (30), o atendimento será voltado as pessoas em situação de rua de diversos pontos da Capital. A ação está programada para acontecer no período noturno.
Van dos Direitos
O projeto “Vans dos Direitos” foi implementado em razão de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com recurso proveniente de emenda parlamentar do, então, senador da República por Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka.