Na rede estadual de MS, estudante reprovado poderá passar de ano com dependências

Vale para os alunos que foram reprovados em no máximo três matérias.

  • Karol Chicoski
O estudante que não obtiver aproveitamento satisfatório em uma ou mais disciplinas do último ano do ensino médio não poderá usufruir do benefício.(Foto: reprodução)
O estudante que não obtiver aproveitamento satisfatório em uma ou mais disciplinas do último ano do ensino médio não poderá usufruir do benefício.(Foto: reprodução)

Publicação do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6) informa alteração na resolução da secretaria de Educação (SED). Fica definido que os alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, que foram reprovados em até três matérias poderão passar de ano, levando para o próximo período essas disciplinas como dependências.

Conforme a SED, a progressão parcial, como ficou definido o benefício, é o procedimento pedagógico e administrativo que tem por finalidade propiciar ao estudante, retido por aproveitamento, novas oportunidades de aprendizagem.

Na publicação informa ainda que o estudante que não obtiver aproveitamento satisfatório em uma ou mais disciplinas do último ano do ensino médio e que for reprovado por faltas,  será considerado retido e não poderá usufruir do benefício.

Conforme a seccretaria, o regime de progressão parcial não se vincula aos dias letivos, à carga horária anual e a frequência mínima de 75% para aprovação. O estudante que tiver dependências receberá um plano de estudo que deverá cursar para o cumprimento da disciplina. No fim de cada semestre, o estudante será submetido à avaliação.

Na finalização do plano de estudos, ao final de cada semestre, o estudante será submetido à avaliação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Alessandro

    Alessandro

    A parti de quando que vai funcionar

  • Julio

    Julio

    Aproveitem pq na uniderp não estão permitindo lançar notas de prova e só de trabalho e deixando alunos de recuperação e pagar mais de 35 reais para fazer.

  • Julio

    Julio

    Aproveitem pq na uniderp não estão permitindo lançar notas de prova e só de trabalho e deixando alunos de recuperação e pagar mais de 35 reais para fazer.

  • Camila Oliveira

    Camila Oliveira

    Estudo no instituto federal de mato grosso do sul, e la, o ensino funciona assim:São 13 matérias por semestre e a média é 7.0, se não atingirmos essa média no final do semestre, reprovamos(da matéria que não atingimos a nota), No outro semestre, continuamos com mais 13 matérias e ainda mais as que reprovamos no semestre anterior.Ou seja, eu tenho 13 matérias normais do curso, e mais as adicionais que são as DP(dependência )...Isso tb é usado na faculdade.

  • Eliane

    Eliane

    É o fim mesmo o Brasil jaz do maligno.

  • João Mateus Baldonado

    João Mateus Baldonado

    Na minha opinião, é um avanço sim na educação! Sou estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), e a nossa grade curricular é composta por matérias do curso técnico e do ensino médio normal (como de qualquer outra escola). Quando não passamos em alguma matéria, teremos ela como dependência, porém, passamos de semestre normalmente. Acredito que o aluno não deve ser prejudicado (Perder 1 ano inteiro; 200 dias letivos) por causa de uma matéria que ele sente dificuldade. Parabenizo o Estado e a SED por essa mudança na educação básica, pois com toda certeza, beneficiará os alunxs! (Aconselho ouvir opinião de pessoas que vivem essa realidade, não digo que minha opinião esteja certa, mas que ouçam opiniões de pessoas que estudam em escolas que é possível possuir dependências e mesmo assim prosseguir o ano letivo!

  • AMANDA

    AMANDA

    sexto ano não vai???

  • Henrique

    Henrique

    Que vergonha desse país

  • humberto iaucci junior

    humberto iaucci junior

    Não concordo com o tipo de avaliação pois os alunos que se esforçam se sentirão menosprezados.o ensino na rede pública já é um caos imagine você um aluno vendo seus colegas de sala que faltam constantemente, não presta atenção nas aulas, mão faz suas tarefas e com baixo rendimento mesmo assim passou de ano. Como você se sentiria não faltou fez seus deveres estudou pra caramba tira notas acima da média e de repente pra que? Se você se esforçar bem menos passa igual? Era melhor apertar as rédeas e quem quer estudar que estude.de verdade. Não se cria gênios diminuindo as notas de avaliação e sim intensificando os estudos. Ou fica mais ou menos assim vocês fazem que ensinam é nos achamos que aprendemos. Humberto Iaucci Junior.

  • Fernando

    Fernando

    Um Lixo a Educação desse país.

  • Ivan

    Ivan

    Gostaria de saber quem é o "educador" que idealiza e sanciona essas normativas ?Realmente parece que o fator resultado, ou seja, os índices são de maior relevância do que processo educacional em si.

  • Éderson

    Éderson

    Esse é um dos motivos entre tantos que o Brasil é um país subdesenvolvido, cria-se mecanismos falhos e porcos, isso mesmo, continuamos sendo um país em declínio na educação, quanto maior a ignorância de uma nação maior a probabilidade de governos corruptos.

  • Roseli

    Roseli

    Por um lado e bom mãos e quem ficar de exame ? Vai valer ? Me diz já tá valendo isso ? Ajuda muito os alu nos! !

  • Valdeir rodrigues

    Valdeir rodrigues

    Por um lado e legal, poiis permetira que os alunos nao perca tempo no sentido atrasar a entrada na faculdade e ate mesmo no mercado de trabalho.Mas, na minha opiniao e um grande retocesso, pois teremos alunos mau formados, consequentemente um ruim profissional, sem contar a criacso ea cultura da falta de responsabilidade baixando ainda mais o nivel de comprometimento destes estudantes.Parece bom, mas na realidade e um retrocesso enorme, e nao contribuira para uma formacao adequada causando danow graves no comportamento diminuindp drasticamente o nivel de comprometimento nao apenss na escola, mas tambem na vida de forma geral.

  • Arisa

    Arisa

    Este benefício será válido a partir deste ano?

  • Maysa

    Maysa

    É para rir?Porque só pode ser piada. E como o aluno q não aprendeu na série anterior irá dar continuidade a matéria como todos os outros alunos? É como um jogo que já vem com as fases desbloqueadas, se você não conseguir concluir é só clicar em " pular para próxima fase " Educação no Brasil Viro piada só pode.

  • Hender  rocha

    Hender rocha

    Será que vale pra colegio particul

  • |Guilherme Onyl Ferreira De Lima

    |Guilherme Onyl Ferreira De Lima

    Como é que eu me irformo sertinho?