Pai que matou bebê afogado vai para ala dos estupradores em presídio

  • Campo Grande News
Evaldo matou o filho afogado numa bacia com água (Foto: reprodução/Facebook)
Evaldo matou o filho afogado numa bacia com água (Foto: reprodução/Facebook)

Preso desde quinta-feira (19), em Campo Grande, quando confessou que afogou o filho Miguel, de dois anos, Evaldo Christyan Dias Zenteno, de 21 anos, está recebendo tratamento no sistema penal parecido com o que é dado aos estupradores, normalmente rejeitados pelos detentos e em risco constante de violência. Para evitar que seja alvo dos outros presos, Evaldo ficará em isolamento.

Identificado como estudante no auto de prisão, o rapaz está no Instituto Penal de Campo Grande, onde existe ala específica para os presos por crimes sexuais, apelidada de "Jackolândia". Existe, porém, o receio das autoridades de que mesmo nesta ala ele não seja aceito, dado tipo de crime que cometeu, contra um bebê indefeso, como apurou a reportagem. 

Normalmente, todo interno tem um período de adaptação ao sistema, em torno de 30 dias. No caso de Evaldo, ainda não se sabe exatamente como vai ser feita a chamada "inclusão" dele junto à massa carcerária. Não há informação se ele divide a cela com outros presos.

Crime bárbaro - Evaldo foi preso na quinta-feira (19) por policiais do Batalhão de Choque, depois de levar o filho, já morto, para a Santa Casa de Campo Grande, e dar versões conflitantes para o que havia acontecido com a criança. Os funcionários do hospital desconfiaram e a polícia foi acionada, como é praxe em casos que gerem suspeitas de crime.

Versões mentirosas - Na sexta-feira (20), foi decretada a prisão preventiva dele e, na sequência, houve a transferência para a penitenciária de Segurança Máxima. No auto de prisão, as testemunhas revelaram mais detalhes do assassinato que provocou comoção, incluindo uma série de mentiras vindas do jovem preso.

Segundo o documento, após afogar o filho numa bacia com água, Evaldo ligou para a ex-mulher, também de 21 anos, dizendo que a criança havia morrido. A ligação foi às 16h30 da última quinta-feira (19).  Evaldo estava com Miguel desde terça-feira (17) em Campo Grande. Já a ex residia com um irmão em Aquidauana. Por volta das 6h do dia do crime, a mãe ligou para saber do filho.

Evaldo, então, disse que Miguel estava bem e logo iria levá-lo de volta. Por volta das 14h,  mandou uma foto do filho, aparentemente bem, sentado numa cadeira. Às 16h, o autor ligou para a ex-esposa e chorando inventou que havia sido assaltado. Contou ainda que os ladrões sequestraram Miguel e o jogaram de um carro. Depois disse que a criança tinha morrido. Foi nesse momento que, desesperada, a jovem parou de conversar com o ex e passou o celular para o irmão dela, conforme depoimentos da jovem à polícia. 

Segundo ela na semana passada, Miguel estava sob os cuidados do pai em Aquidauana, quando o ex ligou contando que a criança havia caído da cama e ficado inconsciente. O garoto foi levado ao médico pela mãe e no mesmo dia recebeu alta.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Paulo Silva

    Paulo Silva

    Todos nós já sabemos como são tratados esse tipo de criatura na cadeia, logo teremos mais ou más noticias sobre esse crápula que fez essa barbaridade contra um ser indefeso.