Policiais e agentes treinam embarque e desembarque de segurança de autoridades

II Curso de Segurança de Autoridades segue até o dia 30 de novembro

  • Assessoria

O treinamento do embarque e desembarque de autoridade reuniu os alunos do III Curso de Segurança de Autoridades no estacionamento do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo para simulação de formações de escoltas motorizadas e a pé.

A disciplina de Segurança de Dignitários ministrada nesta quarta-feira (21) contou com aulas teóricas sobre os tipos de trajes utilizados pelos agentes de segurança pessoal, que devem ser compatíveis com os da autoridade; aulas sobre manuseio e utilização de acessórios como algemas e coletes; os tipos de coldres (suportes para carregar armas), e os movimentos dos seguranças que trabalham na área de proteção de autoridades.

Durante as aulas práticas, os 18 policiais e agentes que participam da capacitação tiveram a oportunidade de treinar as movimentações da segurança na escolta motorizada. Os alunos puderam treinar o comportamento do segurança de uma autoridade no embarque e desembarque de um veículo. O treinamento envolveu equipes formadas por três alunos no carro da autoridade e outros três na escolta do carro da segurança em uma formação conhecida por losango.  

“Estamos realizando o treinamento da estrutura básica com três homens na frente e um atrás, nesta formação, a autoridade é escoltada por um agente chamado de sombra, que fica responsável pela segurança direta da autoridade e é responsável por sua retirada do local caso ocorra qualquer tipo de ameaça”, explica o subcoordenador de segurança da CSI, major Wellington Klimpel do Nascimento, instrutor da disciplina.

Os policias e agentes também realizaram o treinamento da escolta a pé com a formação em torno da autoridade. O major Klimpel explicou que nestas situações existem três formações mais utilizadas. “Podemos realizar esta manobra em forma de quadrado com a autoridade ao centro, um sombra ao lado e outros quatro seguranças, sendo um em cada extremidade. A do triângulo com três seguranças em cada extremidade e um sombra ao lado da autoridade e a formação em forma de losango, em que o sombra faz parte da estrutura. As formações são decididas de acordo com a autoridade e o grau de ameaça que ela possa ter”, detalhou.

O soldado João Rafhael Ferri está há quase um ano atuando na segurança de autoridade e o primeiro contato na formação de policial foi básico sobre o assunto. Com o curso percebeu a oportunidade de se aperfeiçoar ainda mais. “tive apenas noções básicas e com este curso e essas simulações reais tenho aumentado meu conhecimento na área”, comenta.

Em um universo predominantemente masculino, a soldado da Polícia Militar Marcela Coca Gonçalves é a primeira mulher a se capacitar e atuar na área de assessoria militar de segurança de autoridades do Ministério Público no Estado. Trabalhando desde 2008 no segmento, ela disse que ao atender uma mulher que seja autoridade a policial feminina conquista mais empatia. “Percebo que a autoridade se sente até mais à vontade ao ser atendida por uma agente de segurança do sexo feminino, isso gera uma cumplicidade maior e uma interação ainda melhor”.

O III Curso de Segurança de Autoridades segue até o dia 30 de novembro e os alunos ainda irão participar de aulas práticas e teóricas de Tiro Defensivo e Aplicado, Atividades Emergenciais e Técnicas e Táticas de Imobilização.