Portaria estende proibição de queimada controlada para canaviais em MS

  • Campo Grande News
Portaria estende proibição de queimada controlada para canaviais em MS (Foto/Divulção: Corpo de Bombeiros)
(Foto/Divulção: Corpo de Bombeiros)

Portaria do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estendeu a proibição de queimadas controladas para as ações chamadas de profilaxia da lavoura, em palhadas pós colheita e resto de plantações.

A medida, segundo Imasul, reforça as medidas tomadas de controle de incêndios em Mato Grosso do Sul, afetadas pelo longo período de estiagem. O governo decretou situação de emergência em prazo de 180 dias.

A queimada controlada de pastagens já é proibida desde 2014 do período de 1º de agosto a 30 de setembro, sendo estendida até 31 de outubro na região do Pantanal. Porém, a mesma portaria trazia exceções para a queima de canaviais, palhada e restos de florestas plantadas. “O que estamos fazendo agora é ampliando o efeito da medida para essas exceções”, explica o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

A nova portaria também suspende os efeitos das licenças ambientais que tiverem sido emitidas para essas modalidades de queima controlada, até 30 de setembro. “Os graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo em decorrência das condições climáticas extremas vinculadas à combinação de fatores como temperaturas acima de 30 graus celcius, ventos acima de 30 km/h de velocidade e umidade relativa do ar abaixo de 30%”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.