Resultado de exame de caso suspeito de coronavírus em Ponta Porã sai entre hoje e amanhã

O jovem esteve viajando por um período de 14 dias na Tailândia. Ele está isolado em um hospital de Ponta Porã.

  • Karol Chicoski
O restante dos exames deve ficar pronto em até dez dias. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
O restante dos exames deve ficar pronto em até dez dias. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O resultado do primeiro exame do caso suspeito de coronavírus de um paciente que está internado no Hospital Regional de Ponta Porã deve sair entre esta quinta e sexta-feira (28), segundo informou Patrick Derzi, Secretário de Saúde de Ponta Porã à reportagem da 94FM na manhã de hoje.

O primeiro resultado deve mostrar se o jovem, de 24 anos, tem a gripe H1N1. O restante dos exames, para confirmar ou descartar o Covid-19, deve ficar pronto em até dez dias.

É o primeiro caso suspeito do vírus em Mato Grosso do Sul

Segundo ele, se o primeiro exame confirmar que o paciente tem H1N1, dificilmente terá o coronavírus. Mas, mesmo assim, é preciso esperar todos os resultados para ter certeza, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário, tiveram conversas, indicando que o paciente seria Chinês e teria 61 anos, mas essas informações não são verdadeiras. O jovem que está em isolamento no hospital, desde terça-feira (25), é brasileiro e mora em Ponta Porã. Ele encontra-se estável, sem sinais de agravamento, com todos os protocolos sendo seguidos pela equipe de saúde local.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul comunicou, em nota, que o jovem esteve viajando por um período de 14 dias na Tailândia, com voo de conexão em Pequim na ida e voo de conexão de volta na Alemanha. Segundo a nota, ele desembarcou no aeroporto de Guarulhos e foi de carro até o município de Ponta Porã. O paciente foi atendido na unidade hospitalar apresentando febre, coriza e dor de garganta.

Primeiro caso confirmado no Brasil

Um homem, de 61 anos, residente em São Paulo, foi a primeira pessoa com confirmação do coronavírus no Brasil. O paciente esteve na Itália a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Os testes confirmaram a doença.

Mortes causadas pelo novo coronavírus

Autoridades de saúde da China informaram que o número de mortos na China continental chegou em 2.744, e pessoas infectadas 78.497.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.