Valor de presente de Natal será 10% menor no MS, revela pesquisa

A metade dos entrevistados respondeu que vai optar pelo pagamento à vista

  • Correio do Estado
Valor de presente de Natal será 10% menor no MS, revela pesquisa

A economia de Mato Grosso do Sul deve receber em dezembro um aporte de R$ 2,257 bilhões, valor proveniente de salários, 13º de empregos formais, aposentados e pensionistas.

Segundo pesquisa de intenção de compras realizada em parceria da Fecomércio MS, Universidade Anhanguera Uniderp e Fundação Manoel de Barros, 87% dos consumidores afirmam que vão às compras, representando uma injeção de R$ 642 milhões no comércio do Estado, considerando a média de três presentes por consumidor. E esse valor não considera compras de decoração, alimentos para a ceia de Natal, idas a restaurantes, viagens e hospedagens.

Com relação a venda de presentes, a pesquisa detectou retração de 10% no valor estimado em relação a 2014 por causa da redução no número de pessoas que dizem que vão às compras (de 89% para 87%). Já o valor do presente está R$ 10,00 a menos do que o valor citado no ano passado. De acordo com a pesquisa, o valor médio para o presente é de R$ 156,00.

A metade dos entrevistados respondeu que vai optar pelo pagamento à vista. Compras com cartão de débito representam 6%. Cartão de crédito, 7%. Já as compras a prazo serão realizadas com cartão de crédito (23%) ou pelo crediário da loja (14%).Ao todo, 73% afirmam que vão dividir em até quatro vezes. Cheque é opção de 1% dos entrevistados.

A pesquisa detectou ainda que 35% dos consumidores irão às compras com menos de dez dias para o Natal e outros 23% na véspera.

Presentes

Segundo os entrevistados, mães (19%), filhos (25%), esposas (17%) e pais (11%) são os principais entes queridos para quem os consumidores irão comprar presentes. Entre os itens preferidos estão roupas (29%), brinquedos (23%), calçados (12%) ou perfumaria (11%).

A pesquisa apontou, ainda, os locais preferidos para as compras. Para 91% dos consumidores entrevistados, as lojas do centro são as preferidas. Na sequência, vêm as lojas nos bairros (4%) e compras pela internet (4%).

Em Campo Grande, destacam-se as lojas do centro (50%), Shopping Campo Grande (20%), Shopping Norte Sul Plaza (15%) e Shopping Bosque dos Ipês (4%). Em Dourados, os consumidores preferem as lojas do centro (56%) e o Shopping Avenida Center (30%). Em Corumbá e Ladário, as lojas do centro são a escolha de 65% dos entrevistados e, 23% afirmaram que vão comprar nas lojas da Bolívia. Em Ponta Porã, 83% dos compradores vão optar pelas lojas do centro da cidade e outros 16% comprarão nas lojas do Paraguai.

A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 08 de novembro de 2014.

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