A perda de um filho afeta fisicamente o coração, mostra estudo

  • Globo.com
Foto:  Arquivo
Foto: Arquivo

Perder um filho é uma das experiências mais dolorosas que um pai ou mãe podem passar. Uma nova pesquisa sugere que esse luto também pode literalmente danificar o coração. O estudo descobriu que, nos dias que se seguem à morte de um filho, os pais têm um risco muito maior de sofrer um ataque cardíaco, e o risco elevado pode persistir por anos.

 Os pesquisadores analisaram registros de nascimento e registros médicos para estudar 6.711.952 pais da Dinamarca e da Suécia de 1973 a 2014. Entre eles, 126.522 perderam pelo menos um filho em algum momento durante esse intervalo de tempo. O estudo analisou não apenas a perda de bebês e crianças, mas também de adolescentes e filhos adultos de até 29 anos.

 Eles descobriram que a morte de uma criança estava associada a um risco 21% maior de doença cardíaca isquêmica ou redução do fluxo sanguíneo para o coração. O risco de um ataque cardíaco na primeira semana após a morte foi mais do que o triplo da taxa de pessoas que não experimentaram a perda de um filho, e houve um aumento de 20-40% no risco ao longo do estudo. A taxa esteve presente mesmo em casos de morte de um filho adulto.

Outros estudos sugerem que, na meia-idade ou na velhice, a morte de um cônjuge, irmão ou amigo próximo aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame, fibrilação atrial e morte. 



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.