Delinha conhecida como a "Dama do Rasqueado" sul-mato-grossense morre aos 85 anos

  • Campo Grande News
Delinha morreu depois de complicações por causa de uma pneumonia (Foto: Alcides Neto)
Delinha morreu depois de complicações por causa de uma pneumonia (Foto: Alcides Neto)

Delanira Pereira Gonçalves, a cantora Delinha, de 85 anos, morreu em Campo Grande, de acordo com informações do filho João Paulo Pompeo. A artista foi vítima de uma pneumonia, ficou internada por onze dias até receber alta no dia 25 de maio e se recuperava em casa.“Quero comunicar o falecimento da minha mãe, está com Deus Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, publicou nas redes sociais.Grande cantora, Delinha ficou conhecida carinhosamente como a "Dama do Rasqueado" pelo talento nos palcos que arrastava multidões para os bailes.

A chamamezeira nasceu em Vista Alegre, distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936.Mudou-se com os pais para Campo Grande quando tinha 8 anos de idade e foi morar na então casinha de madeira, no Bairro Amambaí, onde viveu até seus últimos dias. Pequenininha, cantava “A Jardineira”, música de Orlando Silva, o que levou sua mãe a colocar no coral da Igreja Perpétuo Socorro, na qual ela cantou até depois de noiva. Em 1968, perdera o pai e dezoito anos depois a mãe, vítima de câncer.Por causa da música, conheceu Délio, seu companheiro em mais de 50 anos de carreira.

Os dois se casaram em 1958 e ficaram conhecidos como o “casal de onças do Mato Grosso”. A dupla gravou 19 LP's, 2 Compactos, 14 78 rotação, 4 CD's e 2 DVD's; são a dupla e os artistas sul-mato-grossenses com a maior discografia da história do Estado com 32 títulos.Os dois chegaram a morar 8 anos em São Paulo, na intenção de fazer sucesso nas rádios e programas de televisão da época. Foram 25 anos casados até o divórcio. Depois da separação, Delinha ficou um tempo sem produzir música até que em 1978 voltou a se reunir com Délio quando foram convidados para cantar em show no Círculo Militar. Mas foi em 1993 que a dupla voltou de verdade para os palcos, motivada pelos admiradores da música e fãs. Cantaram juntos até 2010, ano do falecimento de Délio.

Ainda não foi divulgada informação sobre o velório e enterro.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.